1ª Feira de Empreendimentos Sustentáveis de Juruti foi marcada pelo engajamento comunitário

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a cidade de Juruti recebeu a 1ª Feira de Empreendimentos Sustentáveis – Investimentos ESG, destacando os resultados dos negócios fomentados pelos projetos Juruti Up, Dona’s e pelo Banco Juruti Sustentável (Banjus).

“Tivemos a oportunidade de apresentar os resultados de três grandes projetos que vem sendo realizado ao longo deste ano de 2023, pelo Instituto Juruti Sustentável e outros parceiros. Estamos entregando para sociedade jurutiense esse trabalho que viemos realizando ao longo deste ano”, Maria Raimunda Melo (Deise), presidente do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).

Com mais de 50 empreendimentos locais expondo produtos regionais, artesanatos, vestuários e gastronomia típica, o evento ofereceu uma experiência diversificada. Palestras e apresentações de resultados consolidaram a inclusão e o empoderamento de mulheres, jovens e agricultores de diferentes regiões do município.

A feira movimentou mais de 45 mil reais nos negócios dos empreendedores, somando serviços contratados dos empreendimentos para a organização do evento e vendas durante os dois dias.

Com um total de 241 participantes, além da feira de negócios, o evento proporcionou palestras, apresentações de resultados e experiências inspiradoras para empreendedores e para o público presente. O Demoday – Juruti Up, a Mostra DONA’S e o Painel do BANJUS foram momentos marcantes que engajaram o público.

Expressa a esperança em relação ao projeto, artesã Ivanete Cardoso, e participante do Juruti-Up, do Curumucuri: “Acreditamos que nosso projeto vai crescer, gerando renda não só para nós, mas também para nosso município e nossa comunidade.”

Resultados e Impacto dos Projetos

O Banjus, com seu primeiro edital, beneficiou 34 empreendimentos, injetando mais de 600 mil reais na renda dos clientes. “Com a chegada do BANJUS, onde fui selecionado, consegui comprar máquinas novas e modernas, todos os insumos que eu estava precisando para o trabalho ser mais eficiente”, afirma Elielson Batista, cliente do Banjus da Vila Souza.

O Juruti Up, em sua Pré-aceleração com 76 participantes em 12 cadeias produtivas, ao todo com 451 jovens despertados para o empreendedorismo, gerando uma transformação notável, evidenciando o poder da capacitação na geração de resultados reais.

O Dona’s capacitou mais de 94 mulheres empreendedoras. Segundo a artesã Alcilene Albuquerque Lobato “o Dona’s abriu um leque, ensinou sobre precificação, Canvas, planejamento e gestão financeira, impactando não só nossos negócios, mas também nossas vidas pessoais”.

Com um olhar voltado para o futuro, a 1ª Feira de Empreendimentos Sustentáveis – Investimentos ESG em Juruti provou ser um catalisador para o desenvolvimento sustentável e econômico da região, evidenciando que a colaboração e o engajamento comunitário são elementos-chave para o sucesso e a continuidade dessas iniciativas. Fábio Abdala, Gerente Regional de Sustentabilidade Alcoa, ressalta: “Aqui neste encontro de negócios, de empreendedores, de produtos sustentáveis aqui em Juruti, é um momento muito bonito e rico, para nós da Alcoa, porque, é resultado de uma parceria que está se mostrando muito frutífera”.

Parceiros

O Programa de Formação Dona’s resulta da parceria entre IJUS e Consulado da Mulher, com apoio do Instituto Alcoa. O Juruti-Up integra o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, vinculado ao Projeto Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia, coordenado pelo IJUS. O Banjus é um programa de microcrédito produtivo e orientado mantido pelo IJUS, com apoio financeiro da Alcoa Foundation, focado nos micros e pequenos negócios de Juruti, no Oeste do Pará.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *