Roubos reduzem em mais de 50% em todo o Pará

Nos últimos cinco anos, a Segurança Pública do Pará intensificou o enfrentamento de forma ostensiva e preventiva da criminalidade, alcançando índices significativos na redução da violência em todo o Estado. Desta vez, com destaque para a queda no número de roubos com redução acima de 58% em 2023. Os dados foram divulgados no último dia 05, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Os números são referentes ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro, que quando comparados com o mesmo período do ano de 2018, apresentam redução de 58,30% nos casos de roubo em todo o estado. Já em relação ao ano de 2022, a redução foi de 19,20%. Foram 62.166 casos a menos.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, essa queda expressiva é reflexo da forte atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública. De forma integrada, atuam nas operações de combate à criminalidade, com presença de viaturas policiais nos horários considerados críticos em locais estratégicos, o que coincide com o horário de saída e retorno de milhares de pessoas, seja no deslocamento na Região Metropolitana de Belém (RMB) ou no interior do Estado.

“Nós fechamos o ano de 2023 com o menor número de roubos registrados desde 2010. É fato que a gente ainda registra roubos diariamente, porém o número em 2018 era muito maior. Quando nós comparamos os dados de 2023 com 2018, nós temos mais de 50% de redução. Quando comparado 2023 com 2022, esse número é próximo de 19% de redução. Essa queda que também foi registada em homicídios, e agora em roubos, permite com que, em 2024, possamos desenvolver outras estratégias: continuar com o foco na criminalidade organizada, no crime violento, mas também poder olhar para as outras áreas, que são menores em termos de potencial lesivo, em termos de penalidade, mas que impactam a segurança pública, para reduzir cada vez mais os indicadores”, afirmou o titular da Segup.

Região Metropolitana de Belém (RMB) – A Região Metropolitana de Belém também alcançou redução nos indicadores de roubo com redução de 57% se comparado os anos de 2023 e 2018. Em relação ao ano de 2022, a queda foi de 15% nos indicadores do crime.

Mês de dezembro – O mês de dezembro, considerado o melhor da linha histórica na redução da criminalidade violenta no Estado, também ganhou destaque na redução do número de roubos em todo o estado e também na RMB.

No período de 01 a 31 de dezembro de 2023, o Pará teve 57,38% de redução no número de roubos se comparado a 2018. Em relação ao mesmo período do ano de 2022, a redução foi de 17,42% nas ocorrências.

A RMB apresentou queda de 15,65% no comparativo entre 2023 e 2022. E se comparado a 2018, a redução chega a 56%.

Investimentos e ações – O Estado segue com ações ostensivas, a exemplo da Operação Polícia Mais Forte, que atua diariamente em pontos e horários estratégicos para coibir a violência. Ações como a Tolerância Zero, Duas Rodas, Visibilidade, que são realizadas de forma integrada entre as forças de segurança, a fim de, garantir a redução dos indicadores e a paz social para a população em todo o estado.

O Governo também tem realizado fortes investimentos para garantir melhores condições de trabalho aos agentes, e consequentemente, o melhor serviço prestado a população paraense. Somente nesta primeira semana de 2024, foram investidos aproximadamente 55 milhões na segurança pública. Entre os investimentos, estão equipamentos, obras e viaturas, para os Bombeiros Militares, Polícia Científica do Pará e Polícia Civil, ampliando e reforçando a atuação das forças por todo o Pará.

Fonte Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *