IJUS e Ufopa assinam convênio para desenvolvimento do Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti

O Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), assinaram na terça-feira, 16, no campus da universidade em Santarém, um convênio na área de educação, ciência e tecnologia e inovação para desenvolvimento de peças técnicas, construção de metodologias, capacitações, pesquisas e aplicação de ferramentas para operacionalização do Observatório dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti (OISJ).

A assinatura contou com a presença da reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier; de Jarsen Guimarães, professor doutor em Economia (ICS/Ufopa); de Abner Vilhena de Carvalho (ICS/Ufopa), professor e coordenador do Observatório pela Ufopa; de John dos Santos Pinho, pesquisador da Ufopa; de Gustavo Hamoy, diretor do IJUS; e de Ariadne Lima, secretária executiva do Observatório pelo IJUS.

Em resumo, essa parceria visa à constituição de uma ferramenta de referência para o apoio às tomadas de decisão, nas estratégias e ações, assim como na formulação e monitoramento de políticas públicas, objetivando o desenvolvimento sustentável do município de Juruti. Segundo o diretor do IJUS, Gustavo Hamoy, a assinatura do convênio representa “uma aliança para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos que permeiam Juruti e região”.

Para Aldenize Xavier, reitora da Ufopa, observatórios como esse são uma necessidade de todos os nossos municípios da região. “Sem essas informações, fica difícil para o prefeito, para o órgão público tomar a decisão de maneira mais assertiva. Então, estamos em uma expectativa muito boa em relação ao projeto e também para trazer informações que possam colocar o município de Juruti como uma referência em sustentabilidade para a nossa região e, quem sabe, ser um grande exemplo a ser apresentado na nossa COP (que será realizada em 2025, em Belém), que está chegando. Então, estamos otimistas e com muito trabalho e na certeza de que essa parceria, que já não é de agora, vai se manter ainda por muito mais tempo entre a universidade e o instituto”, comenta.

Essa ferramenta permitirá subsidiar políticas públicas de interesse tanto de empresas como do poder público, já que todos poderão ter acesso aos dados sobre o território. A parceria com a universidade também prevê a capacitação do quadro técnico do IJUS para operacionalização e suporte do OISJ.

De acordo com o projeto, o cronograma de execução das atividades e entrega de produtos e serviços prevê que, ainda neste mês de janeiro, sejam entregues o plano de trabalho e a definição das variáveis que comporão os indicadores de cada dimensão (econômica, social e ambiental) a serem construídos nas fases seguintes. O mês de julho será destinado para os possíveis ajustes. “A partir de agora, nós temos muito trabalho para fazer. Nós realizaremos a primeira reunião para compartilhar o plano de trabalho que desenvolveremos nos próximos seis meses”, lembra Ariadne Lima, secretária-executiva do OISJ.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *