Painéis solares, telefones, kits camelo e freezers viram realidade e incentivam a produção em comunidades de Juruti

Famílias de diversas áreas rurais de Juruti sem acesso à energia elétrica, água potável e comunicação. Estão tendo a oportunidade de transformar suas realidades através do Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia). A estratégia do Projeto Ingá consiste em viabilizar tecnologias e equipamentos, como energia solar, telefone rural, filtro de água portátil e freezer para produtores e moradores que participam ativamente do projeto. Neste mês de janeiro, novos produtores estão sendo beneficiados. As instalações estão ocorrendo desde julho de 2023.

No último dia 11 ocorreu a primeira instalação dos kits deste ano, na Comunidade Miri Centro, e no dia 12 na Apa (Área de Proteção Ambiental) Jará. Outras entregas estão programadas para este mês e também para fevereiro. Também em fevereiro, no dia 27 será realizado o “Seminário de entrega de resultados das instalações: kits de energia solar, filtros de água, telefone rural e freezers”.

A ideia é que até a data deste seminário sejam entregues 100% dos kits. Até o momento, já foram instalados 20 kits, acompanhados da entrega da cartilha de “Bom uso de Equipamentos”. A cartilha impressa foi criada com a função de orientar de forma personalizada e ilustrativa como os equipamentos devem ser utilizados e cuidados.

Ao todo serão entregues e instalados 30 kits de painéis solares, 30 telefones rurais, 40 kits camelo e 30 freezers. Os 10 kits camelo a mais, irão ser entregues para produtores que exercem alguma atividade que envolva agricultura.

A iniciativa visa proporcionar melhoria nas condições socioeconômicas de famílias jurutienses que atuam no Projeto Ingá e são beneficiadas pelos equipamentos. Com a disponibilização de kits solares e telefones rurais, espera-se incentivar o empreendedorismo e a produção, e com os filtros de água ajudar no consumo de água de qualidade e a prevenção a eventuais doenças.

Gilza Amaral Ribeiro, secretária-geral do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) destaca a alegria e a satisfação das pessoas que recebem os equipamentos. “É muito prazeroso fazer parte desse processo. Esse é um dos objetivos do IJUS, promover o desenvolvimento e trazer qualidade de vida para os nossos moradores”, comenta.

Adeílson Souza da Silva é agricultor na Comunidade Batata no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) do Curumucuri. “A gente está recebendo a energia aqui na nossa casa, e quero também dizer que a gente está feliz, porque a gente vai poder usar, vai poder ter o freezer para consumir os nossos alimentos, para congelar. Quero dizer que tudo aquilo que foi prometido através do projeto, a gente consegue ver que tudo está se realizando”, conta.

Marunei Mesquita, outro beneficiário do Ingá, morador da Comunidade Miri Centro, no PAE Juruti Velho, fala da satisfação em receber os equipamentos. “A gente se sente muito feliz e desejo que isso aumente esse grande trabalho do Projeto Ingá para outras comunidades, para outras famílias que precisam. A gente agradece muito e fica muito orgulhoso de fazer”, resume.

Marcelo Viana, engenheiro eletricista, sócio-propietário da MV Engenharia, a empresa que é responsável pela instalação da energia solar também fala da alegria em poder levar energia para as comunidades. “Ver o rosto de felicidade do cliente, isso aí é muito gratificante pra mim, como empresa, como cidadão. Além da instalação, estamos dando orientações para o uso correto dos equipamentos e para nós está sendo muito gratificante esse trabalho”, acrescenta.

O Projeto Ingá é implementado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), em parceria estratégica entre Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Alcoa Foundation, Citi Foundation, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com parceria institucional da Aliança Bioversity & CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *