Ideflor-Bio e Polícia Militar definem estratégias para reforçar segurança ambiental

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Jr., se reuniram para discutir e fortalecer a parceria entre as duas instituições na área ambiental. O encontro foi marcado por deliberações importantes para aprimorar a atuação conjunta em prol do meio ambiente, principalmente em relação à segurança nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais.

Uma das principais decisões no encontro foi a construção de nova sede para o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) nas zonas de alta intervenção do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto e melhores condições de trabalho para os agentes da segurança pública que atuam na proteção do meio ambiente, além de oferecer espaços adequados para as atividades do patrulhamento ambiental.

Outro tema abordado foi o reforço policial no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Rios São Benedito e Azul, nos municípios de Novo Progresso e Jacareacanga, no sudoeste paraense, na divisa com o Estado do Mato Grosso. Esta Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral enfrenta pressões de grandes fazendas de soja e criação de bovinos, o que torna essencial a atuação conjunta para garantir a preservação dos ecossistemas.

Bases fixas – Com o objetivo de assegurar a plena continuidade dos ecossistemas existentes nesse território, o Estado investe em ações de fiscalização, controle e ordenamento. Nesse contexto, uma das medidas previstas para 2024 é a elaboração do Plano de Manejo da UC e a construção de bases fixas para o Ideflor-Bio e a Polícia Militar. Essas ações visam ampliar a presença do Governo do Pará na Revis e promover o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas à conservação ambiental.

Segundo Nilson Pinto, o encontro foi marcado por decisões estratégicas e comprometidas com a preservação ambiental e a segurança pública. “A parceria entre as duas instituições promete fortalecer as ações de proteção das UCs estaduais, sobretudo garantindo a continuidade dos ecossistemas e a promoção de um ambiente sustentável para as gerações futuras. Parabenizo o brilhante trabalho que o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Jr., tem realizado à frente da corporação”, enfatizou o presidente do Ideflor-Bio. (Ag. Pará)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *