Setur atua no desenvolvimento do ecoturismo no Pará

Utilizar de forma sustentável o patrimônio natural e cultural do Estado é uma das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para incentivar o turismo ecológico por todo o território paraense para a preservação da sociobiodiversidade.

Nesta sexta-feira (1), é celebrado o Dia Nacional do Turismo Ecológico. De acordo com o Ministério do Turismo, o ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. “O termo turismo ecológico surgiu em resposta às preocupações crescentes com a degradação ambiental causada pelo turismo convencional. À medida que mais pessoas passaram a viajar para destinos naturais, surgiram preocupações sobre os efeitos negativos dessas atividades na flora, fauna e nos ecossistemas frágeis e nas tradições das comunidades”, pontua Hugo Almeida, gerente de Estruturação de Destinos da Setur.

Pesquisa- O ecoturismo ou turismo ecológico foi o principal motivo para 1 em cada 4 viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil em 2021. Os dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), demonstram o quanto a atividade tem se tornado potente no Brasil e no Pará que tem nas Unidades de Conservação (UC’s) em torno de 65% do território paraense.

O segmento já entrou para a lista de motivos que ampliaram as viagens pelo país, com um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior (2020). O turismo ecológico também foi responsável pela atração de 18,6% de turistas estrangeiros que vieram ao país em 2019 em busca de lazer, segundo a Demanda Turística Internacional, também desenvolvida pelo Ministério do Turismo.

Atuação- Para o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, a Secretaria reafirma seu compromisso contínuo com a sustentabilidade do turismo ecológico no Pará por meio de cursos de capacitação e outras ações previstas para serem executadas ao longo do ano. “Além de preparar profissionais e gestores municipais de turismo qualificados e contribuir para a estruturação dos destinos e a diversificação das ofertas e dos serviços turísticos, também promovem uma abordagem responsável e consciente do turismo, que valoriza e protege o patrimônio natural e cultural do estado. Ao valorizar o conhecimento e as habilidades das comunidades locais, o turismo se torna uma fonte de renda e emprego sustentável, fortalecendo a economia regional”, sinaliza Vieira.

Entre as iniciativas realizadas pela Setur estão o curso de Condutores Ambientais de Trilhas e Caminhadas e o curso de Observação de Aves. O primeiro é realizado em parceria com o Ideflor-Bio, Amazônia Aventura, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), capacitando profissionais para atuarem na condução de turistas de forma segura por Unidades de Conservação e fornecerem informações educativas sobre a fauna, flora, e culturas locais, promovendo uma experiência enriquecedora.

Já no curso de Observação de Aves, os profissionais são treinados para identificar espécies locais, entender seus comportamentos e habitats, proporcionando aos turistas uma experiência única de contato com a natureza. A observação de aves é uma atividade cada vez mais popular entre os amantes da natureza e o Pará oferece um cenário rico e diversificado para essa prática.

A Setur também apoia iniciativas que capacitam as comunidades a se tornarem protagonistas do turismo em suas regiões, oferecendo experiências autênticas e enriquecedoras aos visitantes. “A promoção do Turismo de Base Comunitária é uma abordagem que coloca as comunidades locais no centro do desenvolvimento turístico e com isso contribui para o fortalecimento dos laços sociais, a preservação das tradições culturais e promove uma distribuição mais justa dos benefícios econômicos do turismo”, concluiu Lucas Vieira.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *