Reunião alinha parceria entre MPPA, Ufopa e Arquidiocese em projeto de saúde mental voltado para quilombolas e indígenas

A coordenação do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA reuniu nesta terça-feira (5), com a Arquidiocese de Santarém e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para alinhar as ações da parceria que resultará no desenvolvimento do projeto “Raízes Fortalecidas: Programa de Saúde Mental para Quilombolas e Indígenas”.

Participaram da reunião, na sede de Arquidiocese, a promotora de Justiça Lílian Braga, coordenadora do Nierac, o Arcebispo Dom Irineu Roman, e os coordenadores do programa Farmafittos, Wilson Sabino e Francely Brandão. A ideia é desenvolver o projeto Raízes Fortalecidas a partir do FarmaFittos, que fomenta o cultivo da horticultura e o uso qualificado de plantas medicinais em comunidades ribeirinhas do Tapajós.

O programa tem entre seus desdobramentos ações nas comunidades do Tapajós, como Parauá e Sucuruá, que enfrentam os efeitos de pior seca da história recente da região, além do protocolo clínico e diretriz terapêutica que inclui o uso da passiflora spp. no tratamento dos sintomas de ansiedade. A partir da parceria com o MPPA e Arquidiocese, será desenvolvido o projeto Raízes Fortalecidas, que tem atividades previstas no Emaús e no Teatro Vitória, onde funciona a sede do Nierac.

De acordo com Lílian Braga, a parceria entre o MPPA e a Ufopa “pode em muito contribuir para o desenvolvimento de políticas e programas que garantam a igualdade de oportunidades para a população quilombola e indígena. Estas instituições articuladas podem desempenhar um papel relevante na educação da sociedade sobre a importância de combater os estigmas relacionados à saúde mental”, enfatizou a promotora. Outro aspecto importante é que o programa de saúde seja desenvolvido de forma sensível às particularidades culturais das comunidades, respeitando sua autonomia e saberes tradicionais.

Fonte: MPPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *