Cineclube Regatão promove diálogo sobre a produção cultural em comunidades ribeirinhas

O Instituto Regatão Amazônia promove neste sábado (16/03), a primeira exibição do seu CineClube, projeto selecionado no Edital de Fomento ao Audiovisual – Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes da Lei Paulo Gustavo. Com a mediação de Marlena Soares e Zek Nascimento, serão apresentados dois filmes autorais que abordam temáticas sobre as riquezas culturais e tradições do território Borari: “Histórias da Turma da Beira” (2021) e “Salve o Nosso Tapajós” (2023). O evento começa às 19h, com entrada gratuita na sede do grupo Suraras do Tapajós, no centro de Alter do Chão, em Santarém (PA).

“Cineclubes são espaços democráticos que promovem educação e contribuem para a formação de público nessa arte. E promover acesso aos produtos audiovisuais dos nossos fazedores é essencial para nós. Após a exibição dos filmes, será formada uma grande roda de troca de saberes para que os convidados apresentem seus trabalhos, suas percepções sobre o potencial cultural e turístico, além de trazer também as suas angústias e sugestões para amplificar a nossa bioeconomia criativa“, destaca Marlena Soares, Presidente do Instituto Regatão Amazônia.

Esse será o primeiro evento do Regatão Amazônia em que são apresentados os projetos de 2024: o CineClube Regatão, o Barco Regatão e o Cine Itinerante. Todos com o objetivo de ampliar e promover um diálogo sobre como fortalecer a rede de fazedores culturais e impulsionar ações e projetos na região. “Em Alter do Chão temos aproximadamente 150 agentes culturais cadastrados no Mapa Cultural do Pará, o objetivo deste evento é abrir um espaço de escuta e diálogo entre os agentes, artistas, associações, pontos de cultura e empreendedores culturais da vila, com pessoas que tem atuação em diversas áreas”, revela Zek Nascimento, Diretor de Administração e Finanças do Instituto.

Programação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *