Em Óbidos, III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas discutirá gênero e mudanças climáticas

Nos próximos dias 21 e 22 de março será realizado em Óbidos o III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, com o tema “Gênero e Clima: impactos interseccionais”. O Fórum é promovido pelo MPPA, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e parceiros.

A programação abre às 8h do dia 21 de março, com o credenciamento. Às 13h30, após a mesa de abertura, será realizada a conferência com o tema “Justiça Climática: um desafio para as mulheres amazônicas”, seguida de debates e grupos de trabalho. O primeiro dia encerra com a Noite Cultural, com atrações da cidade de Óbidos.

Na manhã do dia 22, a primeira mesa tem como tema “Ser mulher exige cuidado” e a segunda, “Ser mulher cuidando das mudanças do clima e sobrevivência da família”. No período da tarde, estão programadas as mesas “Ser mulher é ocupar os lugares onde se planeja a vida” e “Ser mulher é ser feliz”. O Fórum encerra com apresentações da cultura local.

O Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas já foi realizado em Oriximiná e Terra Santa, nas duas primeiras edições. Em Óbidos, tem a parceria da prefeitura, da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Associação de Mulheres Trabalhadoras do Baixo Amazonas (AOMTBAM), Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús e outros apoiadores.

As inscrições podem ser feitas pelo site do MPPA (https://ceaf.mppa.mp.br/app/learning/courses/) ou presencialmente. A coordenadora do Nierac, promotora de Justiça Lílian Braga, destaca a importância da participação das mulheres e suas representações no evento.

Fonte: MPPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *