O município de Faro, no oeste do Pará, com seus 7.070 habitantes, segundo o último Censo do IBGE, está há mais de mil dias sem o registro de crimes violentos letais intencionais, como homicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte. Faro está no topo do ranking de cidades no Baixo Amazonas com um longo período sem crimes brutais.
Além de Faro, mais cinco municípios seguem há mais de 100 dias sem registrar crimes violentos letais intencionais (CVLI). Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, divulgados neste sábado (27), pela Agência Pará.
Faro está com 1.176 dias sem registros de CVLI. Seguindo a lista estão Curuá, com 989 dias; Mojuí dos Campos com 148; Terra Santa com 146; Juruti com 137 e Prainha com 126.
Além desses, outros municípios da região estão há mais de 30 dias sem CVLI como Santarém com 56 dias, Belterra com 36 dias, Monte Alegre com 31 dias sem crimes violentos letais.
Os dados analisados correspondem até o dia 21 de abril de 2024.
Ainda conforme os dados, houve uma redução de até 40% no número de homicídios em municípios da região já nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado.
“Isso se deve a vários fatores, entre eles a atuação dos órgãos de Segurança Pública. Nosso objetivo é esse, trabalhar sempre em prol da população. Isso mostra que estamos no caminho certo e esperamos ficar por mais um longo período sem crimes violentos aqui em Santarém e em toda a região”, destacou o Superintendente de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, delegado Jammil Casseb.