Nesta sexta-feira (13), é celebrado o Dia Mundial do Agrônomo. O profissional atuante na área de Engenharia Agronômica possui papel fundamental em diversas etapas da cadeia produtiva do agronegócio. De forma geral, o Engenheiro Agrônomo possui relação direta com a otimização e logística que envolve a produção de alimentos no campo. Dada a importância do profissional, celebra-se no dia 13 de setembro, o Dia Mundial do Agrônomo. A saber, no Brasil, a data é também comemorada no dia 12 de outubro, sendo denominada como o Dia do Engenheiro Agrônomo.
A Agronomia é uma das grandes áreas das ciências agrárias que tem como foco o desenvolvimento das ciências exatas, naturais, sociais e econômicas. Tal objetivo está centrado na necessidade de formação e capacitação de profissionais que atuem nos ramos agropecuários e do agronegócio. Assim, o intuito é que cada dia mais se tenha aumento e eficiência quanto à produtividade. Em suma, a agronomia compreende o conjunto de princípios que direcionam a prática da agricultura.
Foi durante a crise na produção de cana-de-açúcar no século XIX que a história da Engenharia Agronômica se iniciou. A necessidade e busca por solução quanto aos problemas ligados ao comércio, mão de obra e competitividade dos produtos agrícolas deu origem a criação, em 1859, do instituto chamado de Imperial Instituto Baiano de Agricultura. O estabelecimento da instituição tinha como principal objetivo a modernização do setor agrícola, bem como a geração de conhecimentos mais específicos e qualificados na área de interesse.
No ano de 1875, estabeleceu-se a primeira escola na área de agronomia no estado da Bahia. Atualmente, este curso faz parte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cruz das Almas. Já a segunda escola teve origem no estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Pelotas, em 1883, sendo hoje integrada a Universidade Federal de Pelotas. Contudo, só em 1933 que se reconheceu a profissão no Brasil, 58 anos depois da criação da primeira escola.
O dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil é comemorado no dia 12 de outubro, visto que foi nesta data, em 1933, via decreto-lei n.° 23.196, que se regulamentou a profissão no país. Nesse sentido, como supracitado, este dia é o escolhido pelos profissionais brasileiros para comemorar a data.
Até o momento da regulamentação da profissão em 1933, os profissionais recebiam título tanto de Agrônomo quanto de Engenheiro Agrônomo. Contudo, em 1946, a partir do Decreto n.º 9.585, estabeleceu-se que o título seria de Engenheiro Agrônomo para todos os profissionais em Agronomia.
A profissão de Engenheiro Agrônomo é regulamentada e fiscalizada por dois principais órgãos: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Ressalta-se que a partir no site do CONFEA, tem se o acesso para o CREA de cada região.