O município de Santarém, no oeste do Pará, vive a expectativa de uma nova fase eleitoral com a confirmação do segundo turno entre os candidatos Zé Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL). Após a apuração dos votos do primeiro turno, nenhum dos candidatos à prefeitura alcançou mais de 50% dos votos válidos, liderando uma disputa para uma nova rodada de votações, marcada para o dia 27 de outubro.
Zé Maria Tapajós liderou o primeiro turno com 50,9% dos votos, ficando à frente de JK do Povão, que obteve 43,8% dos votos. A diferença coincide e o alto número de eleitores que votaram em outros candidatos indicam uma disputa acirrada no segundo turno. Zé Maria, que conta com apoio de grupos políticos tradicionais da cidade, aposta em sua experiência política e suas parcerias estaduais e federais para dirigir o município nos próximos quatro anos. Em contrapartida, JK do Povão, que conquistou uma votação expressiva, tem sua campanha focada em propostas de mudança e renovação na gestão pública, prometendo enfrentar de maneira direta os problemas específicos de Santarém.
A expectativa agora é sobre as alianças que serão formadas entre os dois candidatos e os partidos que disputaram fora do segundo turno, como os apoiadores do professor Hugo, da professora Isabel e do delegado Jardel. Ambos os candidatos estão se mobilizando para atrair esses votos e fortalecer suas bases eleitorais, especialmente no interior do município.
Vereadores eleitos para o mandato 2025-2028
Além da disputa para o executivo municipal, a eleição também definiu os vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Santarém nos próximos quatro anos. A renovação foi um dos aspectos marcantes deste pleito, com novos nomes ocupando cadeiras ao lado de reeleitos que já exercem mandato. Confira a lista dos vereadores eleitos:
JÚNIOR TAPAJÓS – MDB – Votação: 5.556
ALEXANDRE MADURO – MDB – Votação: 5.107
JANDER ILSON REGO – União Brasil – Votação: 4.977
RENILSON MARINHO ALVES – PSD – Votação: 3.970
URIAS PINGARILHO – MDB – Votação: 3.523
ERLON ROCHA – MDB – Votação: 3.519
ERASMO MAIA – União Brasil – Votação: 3.492
DAVID VIANA DE ABREU – Republicanos – Votação: 3.178
ALBERTO PORTELA – União Brasil – Votação: 3.101
ALBA LEAL – MDB – Votação: 3.061
SÉRGIO DOS SANTOS PEREIRA – Progressistas – Votação: 2.704
JOZIEL COLARES – PRD – Votação: 2.659
ELIELTON LIRA – PDT – Votação: 2.607
ELITA BELTRÃO DE FREITAS – Republicanos – Votação: 2.570
GERLANDE CASTRO – Progressistas – Votação: 2.371
ALAERCIO CARDOSO – PSD – Votação: 2.298
BIGA KALAHARE – PT – Votação: 2.281
MURILO TOLENTINO – PRD – Votação: 2.184
ANDREO RASERA – PL – Votação: 2.158
IVANIRA DE SOUSA FIGUEIRA – PSD – Votação: 1.955
BARBARA MATOS – Progressistas – Votação: 1.789
MALAQUIAS JOSÉ MOTTIN – PL – Votação: 1.591
MANO DADAI – PSB – Votação: 1.497
Com a definição dos novos vereadores, Santarém terá uma Câmara Municipal composta por uma mistura de veteranos e novos parlamentares, que terão como desafio discutir e aprovar projetos de relevância para o desenvolvimento da cidade e das comunidades do interior.
Agora, os olhos estão voltados para o segundo turno, que promete ser um debate direto entre duas visões opostas para o futuro de Santarém. A população aguarda com expectativa os próximos debates e as movimentações políticas que irão definir os rumores da eleição na Pérola do Tapajós.