Por Guilherme Ferreira
O governador do Pará, Helder Barbalho, é alvo de denúncias por suposta propaganda eleitoral irregular. Um vídeo que circulou entre os santarenos no último domingo (27) mostra o mandatório pedindo votos de forma explícita ao candidato Zé Maria Tapajós (MDB). O Ministério Público Eleitoral no Pará (MPE) investiga as denúncias. A informação foi divulgada hoje em matéria publicada pelo jornal Estadão.
Helder teve participação ativa nas eleições de Santarém. Ele esteve presente diversas vezes na cidade para reforçar a campanha do aliado emedebista enquanto cumpria agenda oficial.
Durante as visitas ao município, o governador realizou uma série de atividades políticas e ações sociais, incluindo a entrega de cestas básicas e água potável para as comunidades atingidas pela seca.
Nessas ações, Helder aparece vestindo roupas nas cores do partido e acompanhado de aliados políticos que manifestaram apoio ao candidato Zé Maria Tapajós. A atitude chamou a atenção do MPE, que instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar suposto abuso de poder político.
Helder, que tem pela frente pouco mais de um ano de mandato, aproveitou as eleições municipais para fortalecer sua base política em todo o estado, visando pavimentar o caminho para as suas pretensões em 2026.