Apae de Santarém leva a magia do Festribal de Juruti ao Festival Nossa Arte no Rio de Janeiro

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém, no oeste do Pará, será a representante oficial do Estado no maior evento artístico de pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Brasil, o 12º Festival Nacional Nossa Arte, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de dezembro. Este ano, a temática do Festribal de Juruti, com sua rica cultura e tradições amazônicas, será destaque nas apresentações das crianças santarenas, reforçando a diversidade cultural do Pará em um evento de alcance nacional.

Com sede no Expomag, no coração da capital fluminense, o festival reunirá mais de 2 mil participantes de 22 estados e do Distrito Federal, entre artistas, acompanhantes e profissionais das Apaes. A programação inclui apresentações de dança, teatro e música, além de exposições de literatura e artes visuais. Este ano, o evento celebra também os 70 anos da Apae Rio, a primeira do Brasil, com uma cerimônia especial no dia 11 de dezembro.

A apresentação das crianças da Apae de Santarém será um dos momentos mais esperados do festival, com as crianças trazendo o brilho e a essência do Festribal de Juruti, uma das manifestações culturais mais vibrantes da Amazônia.

A performance promete encantar o público ao unir os movimentos tradicionais inspirados nos itens que simbolizam o Festribal, com elementos artísticos adaptados especialmente para o festival.

O presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner de Barros, destacou que o evento vai muito além das apresentações artísticas. “É uma oportunidade de mostrar à sociedade que a pessoa com deficiência não é incapaz. O festival de arte é um espaço de superação, integração e valorização do talento e da criatividade de cada participante”.

O coordenador nacional de Arte e Cultura da Apae, Sérgio Feldhaus, acrescentou que a abertura do evento no dia 9 contará com a presença de 1.300 artistas com deficiência, além de uma galeria de arte montada com 80 obras criadas por pessoas com deficiência, simbolizando o potencial artístico em diversas linguagens.

O festival será gratuito e aberto ao público. A primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, madrinha do evento, reforçou a importância da participação da sociedade. “Este é um espaço para acolhermos e darmos visibilidade ao talento das pessoas com deficiência. Precisamos oferecer oportunidades e celebrar a união das famílias e dos artistas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *