O advogado criminalista Lucas Sá será o palestrante de um evento que acontece nesta quarta-feira (2), na Estácio Castanhal, com o tema “Defesa nos Casos Criminais de Grande Repercussão”. A palestra é voltada a estudantes, profissionais do Direito e demais interessados em conhecer os bastidores e desafios da atuação em processos penais de destaque nacional.
Lucas Sá é mestre em Direito Processual Penal pela Universidade da Amazônia (Unama), especialista em Processo Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), sócio-fundador do Escritório Sá Souza Advogados e professor da pós-graduação em Ciências Criminais do Cesupa. Com vasta experiência na advocacia criminal, ele tem atuado em casos de grande notoriedade, como a investigação sobre as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Amazonas, e o caso Lucas Porto, acusado de matar a própria cunhada, a publicitária Mariana Costa, no Maranhão.
No caso Bruno e Dom, Lucas Sá integra a equipe de defesa de pescadores acusados de envolvimento nas mortes, em um processo que ganhou repercussão internacional.
Sobre a participação no evento, o advogado destaca a importância do diálogo acadêmico com as novas gerações do Direito. “A expectativa é muito positiva. É sempre uma honra poder compartilhar com os alunos a vivência prática de casos que mobilizam a opinião pública e desafiam a advocacia criminal. É nesses momentos que o Direito penal se revela em toda sua complexidade e responsabilidade social”, afirmou Lucas Sá.
“Essa palestra promete trazer reflexões sobre o papel do advogado criminalista diante da pressão midiática, os cuidados éticos e jurídicos na condução de processos sensíveis e a importância da presunção de inocência em um cenário marcado por julgamentos públicos antes mesmo do devido processo legal”, declarou Sá.