Projeto Tu não, Tus, inicia apresentações em comunidades ribeirinhas


Com o intuito de promover respeito às diferenças de gênero, o Projeto Tu não, Tus desembarca nos dias 15, 16 e 17 de agosto nas comunidades de Guajará, Vila Amazonas, Membeca, localizadas no Rio Amazonas próximo a Santarém, no oeste do Pará.

O projeto é um espetáculo de teatro de gênero, cômico e educativo no qual o Grupo de Teatro Faces, conta a história de um casal homoafetivo que vive às escondidas, com medo de revelar sua relação para a mãe de um deles, que está prestes a chegar de viagem. Uma das personagens é a Adelaíde, uma diarista que é intertretada pelo ator e proponente do projeto George Pisa, “A minha personagem tenta ajudar o patrão, mas sem querer ela o entrega, como ela é engraçada e sem jeito, acaba deixando esse assunto mais leve”.

Mercêdes, a mãe de um deles, é interpretada pela a atriz Simone Queiroz com o sentimento de respeito e amor pelo filho ela conta um pouco sobre a sua personagem na peça “Quando ela descobre sobre a sexualidade do filho é um choque pra ela, no entanto dona Mercedes acaba mostrando que o amor que ela tem por seu filho ultrapassa qualquer diversidade, essa é uma realidade de muitas famílias brasileiras”. disse.

O resultado é uma comédia leve, e cheia de empatia. A obra dialoga com o cotidiano local e convida o público a refletir sobre a importância do respeito à vida acima de qualquer diferença. “Esse projeto é legal de fazer, porque é um tema ainda difícil de ser falado, gostaria de destacar a importância e o respeito da forma de amar, a liberdade que cada ser humano deve ter, porque as pessoas precisam ser livres”.

Esse projeto é realizado com recursos do Edital de Fomento à Cultura da Política Nacional Aldir Blanc – Artes Cênicas (edital 001/2025), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Santarém.

Cronograma de apresentações:

Comunidade Guajará 15 de agosto às 19h – Na sede do Esporte Clube Salvação.
Comunidade Vila Amazonas 16 de agosto às 19h – No Salão Comunitário
Comunidade Membeca 17 de agosto às 10h – No barracão Comunitário.
Pastoral do Menor 20 de setembro no bairro Elcione Barbalho às 15h.
A outra apresentação na cidade ainda está com data e horário a definir.

Fonte: Ascom I Latoya Lucas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *