Pais e responsáveis devem redobrar a atenção: o prazo para a rematrícula de estudantes da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026 termina no próximo dia 6 de janeiro. A confirmação é obrigatória para alunos que desejam permanecer na mesma escola.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) destaca que o procedimento corresponde à renovação da matrícula para o próximo ano. Para garantir a vaga, pais ou responsáveis devem comparecer diretamente à secretaria da escola onde o aluno já estuda e confirmar a permanência na unidade.
No caso dos estudantes oriundos da rede municipal, atendidos por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios, a Seduc assegura a continuidade dos estudos por meio de acordos de reserva de vagas. Esses alunos devem comparecer à secretaria da escola estadual de destino para confirmar a matrícula no período de 8 a 11 de janeiro de 2026.
Estudantes novos
Quem pretende ingressar na rede estadual em 2026 — alunos vindos da rede privada, federal, de outros estados ou que interromperam os estudos — deve realizar a inscrição exclusivamente pelo site https://matriculas.pa.gov.br. O prazo para inscrição será de 14 a 30 de janeiro de 2026, conforme o calendário oficial disponível no portal.

Cadastro obrigatório
Para efetivar a matrícula, é obrigatório que o responsável legal ou o próprio estudante, se maior de idade, faça o cadastro prévio no site https://matriculas.pa.gov.br.
Início das aulas
O ano letivo de 2026 na rede estadual tem início previsto para o dia 2 de fevereiro de 2026.
A Seduc reforça que o cumprimento dos prazos é fundamental para garantir a vaga e evitar transtornos no início do ano escolar.

