A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) levou serviços de saúde, educação e cidadania à comunidade do Irurama, no município de Santarém, oeste do estado, no sábado, 28. O projeto ‘Ação Social, Educação e Cidadania’, com o tema “Outubro Rosa: A saúde faz parte da sua Natureza, cuide dela” foi promovido por meio do Escritório Local de Santarém e compõe as ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2023.
A ação de cidadania foi realizada na Escola Municipal Maria do Rosário Barbosa e teve a parceria da Prefeitura de Santarém; Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito; Secretaria de Justiça (Seju), por meio do Núcleo Regional da Secretaria de Justiça, em Santarém; Parapaz; Universidade Estadual do Pará (UEPA); Faculdade Metropolitana do Pará (Fametro); Cenat – Cursos e treinamento; Barbearia Seu Carlos; Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan); Federação de Moradores do Eixo Forte (Famcef); Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Santarém; Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e Associação Mãos Voluntárias.
A programação contou com a palestra “Violência contra a Mulher”; assim como serviços de corte de cabelo; massagem; maquiagem; limpeza de pele; designer de sobrancelha; manicure; atividades de pintura; atividades físicas; atualização de CadÚnico; emissão e renovação de carteira de idoso e de deficiente; emissão de RG; orientação sobre cursos do IFPA; aferição de pressão arterial; coleta de PCCU, exame Preventivo de câncer do colo de útero (Papanicolau); teste de glicemia e orientação técnica e levantamentos de dados para Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
“Quando nós iniciamos as nossas atividades na Comunidade do Irurama, que faz parte do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, em Santarém, o qual nós também atendemos outras comunidades, assim como a Irurama, nós vimos a necessidade da comunidade, principalmente no acesso a emissão do CAF, que é o documento que dá toda orientação para as políticas públicas. O assentado precisa estar na relação de beneficiários do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e receber o benefício. O CAF é um direito de todo agricultor familiar, mas para ter o CAF é preciso ter outros documentos e eles precisam estar atualizados, por isso estamos aqui trazendo diversos serviços a comunidade”, explicou a engenheira agrônoma e extensionista do Escritório Local da Emater, em Santarém Inês Santos, que acompanha a comunidade há dois anos.
Na ação foram oferecidos mais de 2 mil atendimentos, para os moradores da comunidade do Irurama e região. O autônomo Jebson Almeida foi um dos beneficiados e conseguiu tirar a carteira de identidade. “Hoje ficou mais fácil de tirar a identidade, na cidade é mais difícil, às vezes vamos lá e a gente não consegue”, contou.
Fonte: Agência Pará