Os profissionais de saúde da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família (Remuesf) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) elaboraram o videocast “Saúde Ribeirinha”, atividade desenvolvida na disciplina de “Estratégia Saúde da Família para População do Campo, da Floresta e das Águas”. O tema foi abordado em quatro episódios, com a participação de profissionais da saúde atuantes em unidades básicas de saúde fluvial (UBSF) de Santarém, disponibilizados de forma gratuita no YouTube.
A Residência Multiprofissional em Estratégia de Saúde da Família para População do Baixo Amazonas é uma pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos, ofertado pelo Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, que disponibiliza os locais de atuação, atualmente lotados nas UBS’s da Conquista, do Diamantino, de Santana e do Fluvial Abaré I, este de gestão compartilhada pela Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (Ridh/Ufopa) e Semsa Santarém.
A disciplina “Estratégia Saúde da Família para População do Campo, da Floresta e das Águas” tem como objetivo preparar os futuros sanitaristas para atuarem nos cenários da região amazônica, dentre elas garantindo assistência à população que vive às margens dos rios. A temática “Saúde Ribeirinha” foi uma decisão unânime entre os discentes, devido à experiência de atuação na UBS Fluvial Abaré I. O videocast tem como meta atingir a população em geral, com interesse no assunto.
Recentemente, o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) lançou o edital de abertura das inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, período letivo 2024-2026. Os residentes oficialmente matriculados terão direito a uma bolsa de estudo de R$ 4.106,09, valor determinado e pago pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas são destinadas a profissionais de nível superior com diploma reconhecido pelo MEC nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia, com disponibilidade para 60 horas semanais (dedicação exclusiva).
Comunicação/Ufopa