Segundo a investigação da PF, o suspeito informava grupos de garimpeiros sobre as operações que iriam ocorrer ou que estavam ocorrendo, frustrando, assim, o trabalho do órgão ambiental, bem como de outros órgãos em operações realizadas conjuntamente.
Agentes da Polícia Federal cumpriram, nesta sexta-feira, 170, no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, mandado de busca e apreensão contra um funcionário público suspeito de vazar informações de operações realizadas pelo Ibama contra o desmatamento e garimpo ilegal na região. A Justiça Federal de Santarém expediu a ordem judicial para apurar o envolvimento do servidor temporário do PrevFogo/Ibama.
As investigações tiveram início após denúncia realizada, em que, depois de verificações preliminares, houve indícios suficientes para representação pela busca e apreensão em desfavor do suspeito, bem como outras medidas cautelares, como o afastamento do servidor de suas funções.
Durante as buscas, foi localizada uma arma de fogo, acarretando na prisão em flagrante por posse de arma de fogo, encaminhando-se à Polícia Civil para adoção das providências necessárias.
As informações são da PF