Início do ano geralmente é marcado pelas expectativas, metas e objetivos que muitas pessoas estabelecem como prioridade para serem alcançadas no novo ano. Ocorre que, apesar de importantes, é preciso ter cautela para que essas ‘metas’ e ‘prioridades’ não se transformem em cobranças excessivas e elevem a sua carga emocional, lhe deixando à beira de um ataque de nervos.
O excesso de ansiedade e o estresse são fatores que contribuem de forma negativa na saúde mental das pessoas. Não foi por acaso que o primeiro mês do ano foi escolhido para receber uma série de ações voltadas ao bem-estar emocional das pessoas.
A campanha busca inspirar as pessoas a adotar hábitos saudáveis, que possam auxiliar em uma melhor qualidade de vida, sobretudo nos aspectos emocionais.
Pensando nisso e também como forma de contribuir para uma vida mais saudável, a deputada federal Renilce Nicodemos está com uma ação em suas redes sociais, alertando e conscientizando as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental da população paraense.
“Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Falando assim parece fácil, mas não é. Por isso o ‘Janeiro Branco’ é um alerta para quem não está sabendo lidar com as emoções, as pressões, e tem dificuldade de buscar ajuda. É preciso reconhecer nossos limites. E se você se identificou com um ou mais pontos de alerta, procure ajuda profissional”, escreveu a deputada.
Na mensagem, a parlamentar alerta para os gatilhos que indicam a necessidade do cuidado com a saúde mental. Os sinais estão por todos os lados.
Na publicação, ela sugere ajuda de profissional para os casos mais graves, além de orientar sobre os cuidados com a saúde física, as boas relações, o lazer e uma bota noite de sono são algumas das dicas da parlamentar.