Após muito estudo e dedicação no primeiro bimestre, os estudantes do Colégio Adventista de Santarém, no oeste do Pará, vão poder lançar os foguetes que eles mesmos criaram.
No próximo domingo, 5, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio farão o lançamento dos foguetes confeccionados com garrafa PET, usando para isso, ou uma reação química da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, ou compressão de ar e água. O evento é coordenado pelo professor Adriano Nascimento de Robótica.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento que fica a uma distância segura dos participantes. O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.
Mais do que um encontro em que os alunos planejam e constroem foguetes, os professores enxergam as atividades desenvolvidas como uma oportunidade para facilitar e aprimorar o aprendizado em sala de aula. Para o professor, Adriano Nascimento, a Mostra Brasileira de Foguetes inspira interesse pela ciência, promove o aprendizado prático, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades tecnológicas de uma forma divertida.
Esthevão Cruz, de 10 anos, está se preparando desde o início do ano, quando o professor apresentou a proposta do projeto para realizar o lançamento. “Montamos nosso foguete com garrafa PET retornável por aguentar mais pressão. Estou bem ansioso para domingo”, compartilha.
O lançamento, aberto aos pais, familiares e à comunidade, acontecerá na pista de Aeromodelismo do BEC. Rodovia Santarém- Cuiabá, 3345, bairro Esperança. Uma outra referência de localização é a rua Moaçara, esquina com a Cuiabá, em frente a RECH.