A Destak Publicidade e Marketing vai realizar a primeira pesquisa eleitoral para prefeito e vereadores de Belém. A capital paraense entrou na lista de cidades que também terão o cenário eleitoral avaliado pela empresa santarena, que acertou 95% das pesquisas realizadas nas últimas eleições. Desde o início do ano, a Destak está realizando levantamentos em diversas regiões do estado.
A coleta de dados vai começar na próxima semana e será registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Os dados vão avaliar a intenção de votos dos eleitores belenses na disputa pela prefeitura de Belém em 2024.
Belém tem uma população de 1.303.389 pessoas, segundo o Censo de 2022.
A capital paraense possui 1.056.697 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro deste ano.
Os questionários constarão os nomes dos seguintes pré-candidatos: Edmilson Rodrigues (PSOL), Eguchi (PRTB), Eder Mauro (PL), Marcos Sousa (AGIR), Thiago Araújo (Republicanos), Igor Normando (MDB), Jefferson Lima (Podemos), Ítalo Abati (NOVO), e Capitão Nassar (PL).
A Destak vai simular cenários espontâneos e estimulados, tanto para primeiro turno quanto para segundo turno.
Também serão levantadas questões relacionadas a obras de infraestrutura da capital para a COP30.
O levantamento também vai medir as gestões do prefeito Edmilson Rodrigues, e do governador Helder Barbalho, além de aferir também o desempenho do presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro.
O desempenho do presidente Chicão, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e deputados paraenses também será avaliado pela Destak.
A empresa Destak Publicidade e Marketing, nas eleições de 2020 e 2022, produziu e divulgou várias pesquisas de intenções de votos, medindo a opinião de eleitores de cinco regiões paraenses, com um percentual de acertos de 95%.