A contagem regressiva para a COP30 já começou — e Belém está pronta para receber o mundo de braços abertos. Com mais de 53 mil leitos confirmados, a capital paraense avança com um dos maiores e mais inclusivos planos de hospedagem já preparados para uma conferência climática global.
Do coração da Amazônia, Belém envia uma mensagem clara: a COP30 será acessível, diversa e acolhedora para todos — dos grandes chefes de Estado aos jovens ativistas e representantes de comunidades tradicionais.
Neste momento crucial para o futuro do planeta, a cidade já conta com:
- 14.547 leitos em hotéis da capital e região metropolitana;
- 6.000 leitos a bordo de navios que atracarão na cidade especialmente para o evento;
- 10.004 leitos em residências de temporada organizadas por imobiliárias;
- 22.452 leitos em acomodações pelo Airbnb.
Além disso, nesta sexta-feira (1/8), o governo brasileiro deu mais um passo decisivo ao liberar a plataforma oficial de hospedagem da COP30 — cop30.bnetwork.com — que já está aberta ao público. A iniciativa oferece inicialmente:
- 2.700 quartos para participantes em geral;
- 2.500 quartos individuais reservados especialmente para as 196 delegações internacionais.
Inclusão global também se hospeda aqui
Com tarifas reguladas e prioridades bem definidas, o plano de hospedagem da COP30 respeita as particularidades dos países em desenvolvimento e pequenos estados insulares, que enfrentam com mais força os efeitos da crise climática.
A estrutura de reservas prioriza:
- 15 quartos individuais por delegação de Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares (PEIDs), com tarifas acessíveis entre 100 e 200 dólares;
- 10 quartos individuais por delegação dos demais países, com valores entre 220 e 600 dólares.
Esse cuidado não é apenas logístico. É simbólico. Mostra que o Brasil quer uma COP verdadeiramente representativa, onde todas as vozes sejam ouvidas — especialmente as que vêm das regiões mais afetadas pelas mudanças no clima.
Belém não espera: se organiza para fazer história
A Secretaria Extraordinária da COP30 segue implementando o plano de acomodação em fases, garantindo que os negociadores, representantes e visitantes de todo o mundo encontrem em Belém não apenas um lugar para ficar, mas um espaço de pertencimento.
Acesse agora: cop30.bnetwork.com
E reserve seu espaço na conferência que vai definir os rumos do planeta. Belém está pronta. O mundo é esperado. A Amazônia é o palco.
Foto: Rafael Medelima / COP30