Delegado Caveira lidera intenção de voto para deputado federal em Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás, município em constante crescimento econômico e populacional, começa a se consolidar também como palco de importantes articulações políticas para as eleições de 2026. Um dos nomes em maior evidência é o do Deputado Delegado Caveira, que aparece na liderança das intenções de voto para a Câmara Federal, segundo pesquisa da Destak divulgada nesta quarta-feira (20).

No cenário espontâneo — quando o eleitor cita livremente o nome de seu candidato — Caveira já demonstra força, alcançando 5,1% das menções, superando adversários como Andréia Siqueira (1,2%), Keniston Braga (1,2%) e Renilce Nicodemos (1,2%). Apesar de a maioria dos entrevistados ainda não ter definido o voto, o desempenho do parlamentar é visto como um indicativo claro de sua presença marcante entre os eleitores da região.

Quando estimulados com uma lista de nomes, os números reforçam a consolidação de Caveira: 16,4% das intenções de voto, colocando-o na primeira posição, seguido por Keniston Braga (12,5%) e Joaquim Passarinho (8,6%). O resultado evidencia a confiança do eleitorado no trabalho desempenhado pelo deputado, que tem se projetado não apenas no sudeste do Pará, mas também no oeste paraense.

Figura de forte apelo popular, o Delegado Caveira tem construído sua trajetória política com base em pautas ligadas à segurança pública, combate à criminalidade e defesa da família. Sua postura firme e de enfrentamento contra a corrupção também o credenciam como uma das vozes mais ativas no Congresso Nacional, o que tem aumentado sua projeção junto à população.

A ascensão de Caveira em Canaã dos Carajás é vista por analistas como reflexo de sua capacidade de dialogar com diferentes segmentos sociais e de se apresentar como alternativa de renovação no cenário político paraense.

Foram aplicadas 560 entrevistas individuais e domiciliares, abrangendo zonas urbana e rural. O levantamento, realizado nos dias 18 e 19 deste mês, apresenta margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%.

Cenário espontâneo – Na consulta espontânea, quando os eleitores indicam livremente seu candidato, os percentuais registrados foram:
Delegado Caveira: 5,1%
Andréia Siqueira: 1,2%
Keniston: 1,2%
Renilce Nicodemos: 1,2%
Geovani Queiroz: 0,8%
Wagne Machado: 0,8%
Jader Filho: 0,4%
Não sou/Não respondeu: 89,3%

Os dados mostram que a maioria dos eleitores ainda não definiu o voto, indicando um cenário bastante aberto para a disputa de deputado federal.

Cenário estimulado – Quando apresentados os principais nomes, os resultados indicam maior definição do eleitorado:
Delegado Caveira: 16,4%
Keniston Braga: 12,5%
Joaquim Passarinho: 8,6%
Giovani Queiroz: 7,4%
Renilce Nicodemos: 7,0%
Andréia Siqueira: 6,6%
Jader Filho: 5,1%
Olival Marques: 4,3%
Airton Faleiro: 2,0%
Darci Lermen: 2,0%
Outros: 12,1%
NS/NR: 16,0%

O levantamento evidencia que Delegado Caveira lidera a preferência, seguido por Keniston Braga e Joaquim Passarinho, mas que ainda há um grande número de eleitores indecisos ou que votariam em outros candidatos, o que pode alterar o cenário até as eleições.

Intenção de voto definitiva – O estudo também aponta o grau de firmeza da decisão dos eleitores: 52% têm voto definitivo, 4% dificilmente mudarão de escolha, 31% ainda podem mudar de opinião e 13% não souberam ou não responderam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *