Biga Kalahari é cotado pelo PT para disputar vaga na Câmara Federal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve anunciar em breve o nome do seu único vereador na Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, como pré-candidato a deputado federal, movimento que pode redesenhar o tabuleiro eleitoral na região.

Apuração do Quarto Poder aponta que as secretarias Nacional e Estadual LGBTQIA+ do PT já bateram o martelo e devem oficializar a indicação do vereador santareno Biga Kalahari para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Considerado a principal liderança LGBTQIA+ da Amazônia, Biga surge como um nome capaz de surpreender nas urnas.

A possível candidatura chega em meio a um cenário de pulverização de pré-candidatos no município, onde diferentes grupos já se movimentam em busca de espaço na bancada paraense em Brasília. Nos bastidores, a avaliação é de que o PT aposta em identidade, militância organizada e capilaridade social para ganhar protagonismo em uma eleição historicamente dominada por nomes tradicionais.

Márcio Adamos Lima Silva, conhecido politicamente como Biga Kalahari, está no segundo mandato como vereador e prestes a completar 37 anos. Em 2021, entrou para a história ao ser eleito com 1.276 votos, tornando-se o primeiro vereador LGBTQIA+ da Câmara Municipal de Santarém. Em 2024, consolidou sua base eleitoral ao ser reeleito com 2.281 votos, quase o dobro da votação anterior.

Se confirmada, a candidatura de Biga deve acirrar os debates, provocar reações nos bastidores da política santarena.

O município atualmente é representado na Câmara Federal pelos deputados Henderson Pinto (MDB) e Airton Faleiro (PT). Ambos são candidatos à reeleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *