O Pará já teve 146 dos 147 incêndios florestais registrados extintos. Apesar do avanço, o combate continua em diferentes regiões do estado, com 451 profissionais mobilizados pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama.
No oeste paraense, 250 profissionais atuam na Operação Pará Oeste, com apoio de 11 aeronaves, sendo seis aviões e cinco helicópteros. Desde o início das atividades, foram contabilizadas 263,1 horas de voo e 303 lançamentos de água, que somam mais de 459 mil litros.
As equipes concentram os trabalhos nos setores Mojuí, Calha Norte, Chapadão, Floresta Nacional do Tapajós e Reserva Extrativista Verde para Sempre. As ações incluem combate direto às chamas, abertura de linhas de defesa, monitoramento e vigilância das áreas atingidas.
Entre os avanços registrados nesta terça-feira, dia 3, está a extinção do incêndio na Comunidade Fortaleza, no Setor Mojuí, que permanece sob vigilância. Já no Setor Calha Norte, foram abertos aproximadamente 785 metros de novas linhas de defesa.
Na Floresta Nacional do Tapajós, as equipes concluíram 4,5 quilômetros de linhas de defesa no Distrito de São Jorge. Também houve abertura de aceiros e combate direto na Comunidade São Benedito.
Além do enfrentamento ao fogo, a operação mantém ações de assistência humanitária, com distribuição de cestas básicas a moradores da Reserva Extrativista Verde para Sempre, afetados pela estiagem.
Mesmo com o avanço das operações, o alerta continua. A previsão de rajadas de vento acima de 30 quilômetros por hora e a piora na qualidade do ar exigem atenção redobrada das equipes, que seguem protocolos de segurança para reduzir os riscos durante os trabalhos.
Os dados foram consolidados pelo Ibama em 3 de novembro de 2026.

