Desde 2017, o Programa Pecuária Sustentável oferece assessoria técnica a produtores/as rurais, visando maior efetividade na produção das fazendas sem a necessidade de abrir novas áreas de pasto. O programa é mais uma ação da Ecam Projetos Sociais, e tem por objetivo amortecer a frente de desmatamento na Amazônia e valorizar as atividades das populações locais, como a pecuária.
A iniciativa começou por meio de um projeto piloto implementado em Oriximiná-PA, onde foram reunidos 14 produtores/as rurais de propriedades pequenas, médias e grandes, que tinham a pecuária como fonte de renda, incluindo leite e corte.
Durante os quatro anos de projeto, foi possível constatar nas fazendas práticas sustentáveis somadas a ganhos expressivos de produtividade. A iniciativa pôde levar aos/às produtores/as conteúdos e assessorias técnicas que proporcionaram melhores condições de trabalho, bem-estar animal e a recuperação de áreas degradadas.
Com essas e outras atividades, foram trabalhados os três pilares da sustentabilidade: ambiente, economia e sociedade.
“O principal objetivo do Pecuária Sustentável é levar as boas práticas da pecuária aos produtores envolvidos no programa. A adesão por eles garante ao meio ambiente a proteção e conservação de seus organismos, para assim preservá-los e mantê-los sempre saudáveis para o presente e o futuro das demais gerações”, destaca Emanuel Siqueira, engenheiro agrônomo e consultor de projetos na Ecam.
A partir dos grandes resultados obtidos no projeto piloto, em 2019 a iniciativa estendeu suas ações para os municípios de Monte Alegre, Prainha e Juruti, localizados também no oeste paraense. A expansão possibilitou novas trocas de experiências entre técnicos/as e proprietários/as rurais, e com isso mais práticas foram implementadas.
Até que em 2020, a equipe precisou se adaptar e substituir as visitas presenciais pela assessoria remota, de forma que as atividades continuassem, mas com toda a segurança possível durante a pandemia.
Apesar da nova realidade, nada impediu que o estudo “Cadeia produtiva e econômica para implantação de frigorífico bovino e suíno no município de Oriximiná” fosse lançado, um material fruto das ações do Programa Territórios Sustentáveis e da Semagri, que nasceu com o objetivo de atender os/as pecuaristas participantes do Projeto Pecuária Sustentável.
O estudo foi coordenado pela Ecam e traz informações sobre o gado de corte e suínos, de forma a evitar a venda a preços muito baixos, agregando valor ao produto final e incentivando o desenvolvimento econômico na região. Além disso, os dados servem para a implantação de um ou mais frigoríficos em Oriximiná, uma demanda antiga dos/as produtores/as para potencializar a dinâmica de compra e venda.
Após pouco mais de um ano de acompanhamento a distância, o Programa Pecuária Sustentável finalmente retomou suas atividades presenciais, respeitando todos os protocolos da OMS. Por meio de lançamentos de editais, o programa conseguiu ampliar sua atuação, atendendo atualmente 41 propriedades rurais, localizadas em Oriximiná, Juruti, Monte Alegre e Prainha.
“Dentre as ações implementadas nas fazendas, está a introdução de tecnologias específicas, a fim de garantir uma maior produção de forragem, de qualidade, e, dessa forma, fazer com que os animais possam ter um desempenho melhor, ganhando massa corporal em um curto período de tempo e sem a necessidade de explorar novas áreas, ou seja, sem a necessidade de desmatar. Além de trazer benefícios aos trabalhadores do campo, que estão ali, na lida do dia a dia”, finaliza Siqueira.
Nos municípios, a equipe técnica tem oferecido assistência voltada ao manejo e intensificação de pastagem e ações de gestão técnica, formação da mão de obra local e apoio no ensino e aprendizagem, por meio de atividades práticas de campo. Saiba mais em: http://ecam.org.br/projetos-sociais/