O combate ao garimpo clandestino na terra indígena Xipaya, no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, tem sido cada vez mais intensivo pelas forças de segurança e órgãos ambientais. Uma nova operação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (8), mirou pessoas que estão retirando ouro de forma ilegal da reserva indígena. Na ofensiva de hoje, ninguém foi preso. Mas os federais apreenderam celulares dos envolvidos.
A Operação Escudo Xipaya tem como foco o combate ao garimpo clandestino na terra indígena, que dá nome à ação federal. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Altamira.
Foi a partir da denúncia feita por uma liderança indígena que as investigações tiveram início. O denunciante comunicou sobre a presença de garimpeiros no interior da terra de Xipaya, gerando um clima de tensão na região e de conflito iminente.
As investigações conseguiram identificar algumas pessoas físicas e jurídicas em plena atividade exploratória, utilizando balsas e dragas entre outros apetrechos, incluindo a utilização ilegal de mercúrio, elemento poluente que causa sérios danos ao bioma.
O material será submetido à perícia e análise para instrução do inquérito policial e continuação das investigações.