Uma das prioridades da Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas com atuação em Itaituba e Barcarena, no Pará, é a saúde e a segurança dos colaboradores, sendo estes pilares fundamentais do Compromisso Sustentável da companhia. Nesta sexta-feira, 28 de abril, data que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a companhia destaca o investimento em inovação para minimizar os riscos e garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para seus colaboradores.
Entre os recursos tecnológicos adotados com foco na segurança e excelência operacional, destaca-se o simulador de manobras, que tem como objetivo capacitar e desenvolver os seus colaboradores, com treinamentos voltados para garantir maior excelência operacional e segurança na navegação. Construído em parceria com a Technomar, o simulador está instalado no centro de treinamento especializado estruturado pela companhia em seu Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena, e possui radar e carta eletrônica, reproduzindo um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região.
“Garantir um ambiente seguro e saudável deve ser a meta primordial de qualquer empresa e, para alcançá-la, não podemos medir esforços. Com os avanços tecnológicos realizados nos últimos anos, temos que analisar a implementação de equipamentos e tecnologias que visem a preservação da vida e da integridade de todos os envolvidos. Na Hidrovias do Brasil, acreditamos que um ambiente seguro auxilia no aumento da eficiência e da produtividade laboral, minimizando riscos e fornecendo aos colaboradores boas condições para realizarem suas atividades de forma segura”, destaca Tiago Carvalho, Diretor de Operações do Sistema Norte da companhia.
Outra projeto em andamento é o de Câmeras de Visada, equipamentos de alta tecnologia instalados nas embarcações, com o objetivo de suplementar a visão do comandante do passadiço. Atualmente, a Hidrovias do Brasil está testando o sistema em uma embarcação como projeto piloto e o objetivo é ampliar essa tecnologia para demais embarcações no futuro.
Fonte: Hidrovias do Brasil