Equipes do Comando de Policiamento Regional (CPR), do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), do Corpo de Bombeiros e homens da Força Aérea Brasileira (FAB), ajudam nas buscas ao helicóptero que está desaparecido desde às 16 horas de domingo (6), quando deixou o município de Jacareacanga com destino a Itaituba, no sudoeste do Pará. Na aeronave estariam o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), major Jorge Campos, e o subcomandante da corporação, capitão Eder Santos. Além deles, na aeronave estariam também o piloto e o co-piloto cujos nomes não foram divulgados ainda.
A informação foi confirmada pelo Comando Geral do CPR-X, coronel Pedro Coelho.
Os trabalhos de buscas iniciaram ainda na manhã desta segunda-feira (7) na tentativa de localizar os desaparecidos e a aeronave.
Ninguém confirma se a aeronave caiu ou não. Sabe-se apenas que se trata de um helicóptero particular.
A aeronave decolou com os dois oficiais de Jacareacanga com destino a Itaituba, mas não chegou dentro do horário previsto. Imediatamente o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) foi acionado e foram iniciadas as buscas. No aeroporto de Jacareacanga a movimentação era intensa na tarde desta segunda-feira (7), com a chegada das equipes.
Os oficiais assumiram o comando do 15° BPM em 2020. Major Campos e o Capitão Eder Santos estavam em operação na cidade de Jacareacanga, para coibir práticas criminosas como o tráfico de drogas. Até o momento, são poucas as informações sobre o desaparecimento.
O Comando de Policiamento Regional X – Itaituba, divulgou uma nota sobre o caso:
O CMT e Sub-CMT do 15° BPM (Itaituba), Maj Campos e Cap Eder deslocaram no dia 06/09 as 15h45 em um helicóptero particular, saíram ontem, às 16h, do município de Jacareacanga com destino à Itaituba, mas não chegaram. Estão desaparecidos. Até o momento não se tem informações da aeronave com os desaparecidos. Todos os contatos para realização das buscas foram realizados. VTRs do 15BPM e do PPD de Jacareacanga estão em rondas na área, um helicóptero particular está fazendo sobrevoos, o Graesp, FAB e BM já acionados.
O major Jorge Neves de Campos, tem 47 anos e é natural de Belém. Ele ingressou para a Policia Militar do Pará em 1993. Antes de assumir o 15º BPM, estava no comando da 7ª Companhia Independente da Policia Militar, em Novo Progresso. O militar também atuou nos municípios de São Felix do Xingu, Marabá, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Tucumã, Soure, Aurora do Pará, Rurópolis e Novo Progresso.