A dona de casa Michele dos Santos Frois, 35 anos, venceu a Covid-19. Ela estava internada havia nove dias e na última terça-feira (20), recebeu alta e foi recebida com o carinho do marido. Natural de Monte Alegre, no oeste do Pará, ela foi a 500° paciente a se recuperar da Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Uma importante marca comemorada pela equipe médica da unidade.
Michele é mãe de três filhos e deu entrada no HRBA no dia 11 de abril. Após nove dias de internação para o tratamento do novo coronavírus, Ela pode finalmente retornar para os braços da família.
Na tarde desta terça-feira, a paciente se despediu emocionada da equipe multiprofissional do hospital e foi recebida pelo esposo, Mailson Costa. Com o apoio da equipe de enfermagem e segurando o certificado “Eu venci a Covid-19”, a paciente deixou o hospital ansiosa para reencontrar as filhas.
“É uma alegria voltar para casa com saúde e com vida. Agradeço a todos do hospital por ter a oportunidade de poder reencontrar minha família. Vou guardar esse certificado como símbolo da minha vitória”, comemorou.
Para Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA, unidade que pertence ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, ver o alcance obtido pelo hospital na recuperação de pacientes revela a missão institucional e se mostra um incentivo aos colaboradores.
“Mérito total de toda a equipe multiprofissional, que mesmo cansada, pois há 1 ano luta contra esse vírus, nos proporciona sentimentos de esperança, de amor ao próximo. Cada nova alta é uma vitória coletiva e nos impulsiona cada vez mais na realização de um trabalho humanizado e resolutivo”, afirmou.
Atendimentos Covid-19
Referência no atendimento de pacientes com a Covid-19 no Baixo Amazonas, o HRBA é uma unidade com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o início da pandemia, a unidade já prestou atendimento a mais de 2.500 pessoas dentro do protocolo assistencial para o novo coronavírus, seja com suspeita ou confirmados com a doença.
Ao todo, mais de 600 profissionais estão atuando na linha de frente de combate à doença. Com o início da pandemia no Brasil, o HRBA também vem promovendo treinamentos contínuos sobre medidas de controle e prevenção entre os colaboradores, buscando a capacitação das equipes.
Além dos 500 pacientes recuperados, o Regional do Baixo Amazonas recuperou 526 colaboradores que positivaram para a doença e foram tratados, não precisando de internação.
As informações são do HRBA