Moradores das comunidades da região do rio Tapajós em Santarém, no oeste do Pará, serão atendidos com serviços de saúde do navio-hospital Abaré, que volta aos rios da região com nova expedição a partir do dia 12 deste mês.
A equipe de atendimento do Abaré passará por mais de 30 comunidades, levando serviços de atenção básica à saúde. Os atendimentos serão realizados no período de 12 a 21 de outubro.
José Dirceu, administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), responsável pela gestão do Abaré, explicou que os serviços ofertados serão: consultas de enfermagem, consultas médicas com uma especialista em infectologia, consultas de enfermagem — coleta de PCCU, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, consultas odontológicas e vacinas de rotina. Também haverá vacinação de prevenção à covid-19 com a primeira dose da vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos.
A ação é resultado de parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a expedição, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) também vão compor a equipe de atendimento às comunidades.