Pesquisa mostra Márcio do Povo como um dos prefeitos mais bem avaliados do Pará e do Brasil

Levantamento da empresa Destak aponta alto índice de aprovação do prefeito Márcio do Povo e vitória de Helder no primeiro turno no Pará

O resultado da pesquisa da Empresa Destak Publicidade e Pesquisa no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, apontou que o prefeito Márcio Viana Rocha (PSB), o popular Márcio do Povo, é um dos gestores mais bem avaliados do Brasil, com 86% da aprovação da população. Na região do Xingu, o gestor municipal também detém grande popularidade e se destaca como um dos prefeitos mais atuantes do Pará.

Segundo a pesquisa, o prefeito Márcio do Povo e o governador Helder Barbalho têm aprovação da maioria dos moradores de Vitória do Xingu

A gestão de Márcio do Povo foi aprovada por 86%, dois pontos a mais registrados no levantamento feito pela Destak no início do ano, quando o gestor municipal obteve 84% de aprovação popular.

Foram entrevistados 400 eleitores acima de 16 anos em 12 localidades do município entre os dias 16 e 18 de junho de 2022. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. O levantamento tem os registros no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número 06698/2022.

O levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante, sendo auditados, no mínimo, 20,0% dos questionários aplicados.

Satisfeito com o desempenho de sua gestão, a maioria dos eleitores de Vitória do Xingu quer ver Márcio do Povo de volta à Prefeitura em 2024.

O bom desempenho nas pesquisas do prefeito deve-se à sua maneira de administrar o município. Na consulta junto aos moradores de Vitória do Xingu, foi perguntado se a eleição fosse hoje em quem votaria – espontânea – 85% dos entrevistados disse que sim, que votaria no atual prefeito. Apenas 13% respondeu que não e 2% disse ‘talvez’.

Perguntados sobre a intenção de voto, os entrevistados responderam o seguinte:
77% definitivo
14% ainda pode mudar
9% dificilmente mudará
0 Branco ou Nulo
1% NS/NR

Além do diagnóstico administrativo da Prefeitura, o levantamento da Destak projetou alguns cenários políticos.

No levantamento sobre o desempenho do governador Helder Barbalho, 66% aprovam o atual governo e 29% desaprovam. 5% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea para a disputa para o governo do estado, Helder Barbalho tem 51% dos votos, enquanto que Zequinha Marinho apenas 3%. Não souberam ou não responderam, somam 46% dos entrevistados.

Em um cenário com seis nomes na disputa para governador, os resultados foram os seguintes:

Helder Barbalho 66%
Zequinha Marinho 8%
Cleber Rabelo 4%
Delegado Eguchi 2%
Aracely Lemos 2%
Dr. Felipe 1%
Branco 0%
NS/NR 17%

A pesquisa perguntou aos entrevistados se votariam em um candidato a deputado estadual ou federal apoiado por Márcio do Povo. A maioria, 78% disse que votaria. Apenas 14% disse que não votaria e 7% disse que poderia votar. 1% não soube ou não respondeu.

A boa avaliação da gestão municipal refletiu também no resultado da avaliação do vice-prefeito. Ele foi aprovado por 81% da população. Apenas 18% disse que desaprova e 2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa mensurou ainda a atuação dos vereadores de Vitória de Xingu. 36% dos entrevistados disse que a atuação dos parlamentares é regular. 32% consideram bom. 1% disseram que é péssimo e 15% excelente. 6% acham ruim e 0% não souberam ou não responderam.

Deixe uma resposta