Idoso morre com suspeita da doença da urina preta em hospital de Santarém

Um idoso, que apresentou sintomas da síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”, morreu na última sexta-feira (24), em um hospital particular de Santarém. A vítima tinha 83 anos e foi trazida às pressas de avião na última quinta-feira (23), após sentir os primeiros sintomas.

A vítima era do município de Óbidos e foi trazida para Santarém. A morte ocorreu na sexta-feira passada

Outros dois casos suspeitos seguem sendo investigados. Os pacientes são parentes do idoso falecido na sexta. Além dele, a mulher, que já recebeu alta, e filho do idoso também apresentaram os sintomas da doença.  A Prefeitura aguarda os resultados dos exames para se posicionar sobre esses possíveis casos da doença.

Ainda na sexta-feira, a Prefeitura divulgou uma nota de alerta epidemiológico sobre três casos suspeitos. A nota ressalta que os casos seguem em processo de investigação epidemiológica.

No município, a população está em estado de alerta.

A vítima que morreu com suspeita da doença era moradora de uma comunidade de várzea e teria comido pacu. Após a ingestão do pescado, ele, a mulher e filho começaram a passar mal. Todos foram levados para uma unidade de saúde, sentindo muitas dores musculares e com dificuldade para respirar.

A família decidiu pela transferência do idoso para o município de Santarém. Ele foi internado no hospital da Unimed na quinta-feira, porém, o quadro de saúde dele agravou e ele morreu. A mulher e filho também vieram para Santarém, mas apresentaram quadro leve da doença e já foram liberados.

Doença da urina preta no Pará

Com os três novos casos suspeitos da doença registrados e investigados no município de Óbidos, chega a quatro o número de registro de casos suspeitos da doença no Estado, segundo informou em nota a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A pasta confirmou que foi notificada sobre os três novos casos suspeitos de doença de Haff e que eles já estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica do município e pelo 9º Centro Regional de Saúde.

“Os pacientes são residentes da zona rural do município e apresentaram sintomas clínicos de dor muscular intensa, abdominal e urina escura após o consumo de peixe típico da região (PACU). Um deles, que já apresentava outras comorbidades, evoluiu a óbito, e os outros estão sendo acompanhados. Por fim, a Sespa declara que em 2021 foram confirmados 25 casos compatíveis com doença de Haff e em 2022, 4 casos foram notificados e estão em investigação”, diz a nota.

Quase um ano depois do registro do primeiro de caso de doença da urina preta no oeste do Pará, a região voltou a ficar em alerta por causa de pessoas com sintomas da síndrome de Haff.

No dia 7 de setembro de 2021, foi registrada uma morte suspeita pela síndrome de Haff na região oeste do Pará. A vítima foi o mototaxista Genivaldo Cardoso de Azevedo, de 55 anos, que deu entrada no hospital municipal de Santarém com sintomas característicos da ‘doença da urina preta’. Até hoje, o resultado do exame nunca foi divulgado.

A nunca divulgou nenhum resultado que confirmasse ou não a Haff nesses pacientes.

No ano passado, Santarém foi o município que mais registrou casos suspeitos: 13 no total.

Os exames foram enviadas pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) para uma unidade referência em análise de algas nocivas e ficotoxinas, de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *