Campanha Descarte Correto de resíduos eletrônicos na Amazônia ocorrerá em Santarém

No dia 24 de novembro acontece a Maior Campanha Descarte Correto de resíduos eletrônicos na Amazônia, em Santarém, no Pará, uma Mobilização Social, que tem como objetivo mobilizar, provocar novas atitudes e promover a prática do descarte correto do lixo eletrônico.

Na Amazônia, a Descarte Correto em parceria com diversas entidades públicas e privadas como Green Eletron, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Urbanismos e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Santarém, realizam em parceria a maior campanha na Amazônia de descarte correto de resíduos eletrônicos da região..

Uma iniciativa de conscientização voltada à população na Amazônia quanto ao descarte consciente do lixo eletrônico, além de, um ato de responsabilidade socioambiental com o meio ambiente e a comunidade.

A ação acontece na próxima quinta-feira, dia 24, na Praça Tiradentes de 08 às 13h.

Enfoque/Encaminhamento:

Computadores, laptops, celulares, câmeras e outros equipamentos ficam obsoletos ou quebrados e poucas pessoas sabem como dar um destino para esses dispositivos. As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais.

Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. Problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso podem ser desencadeados a partir da contaminação do organismo com mercúrio, chumbo e cádmio presentes nos eletrônicos.

A Descarte Correto trabalha com a remanufatura reversa, que busca controlar o retorno de produtos pós-consumo, garantindo a destinação ambientalmente adequada. Para isso, oferece tecnologia e infraestrutura para coletar, transportar, armazenar e descaracterizar esses produtos. Desenvolve a reciclagem, utilizando de peças de vários equipamentos descartados para montar um outro equipamento que funcione perfeitamente.

Em alguns casos, o reuso é imediato após uma manutenção simples, muitas vezes direcionados para centros de inclusão digital em comunidades na Amazônia. Os benefícios de ser exposto a uma Educação Sustentável são enormes. A começar pela formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o impacto que suas próprias ações têm no meio ambiente.

Fonte: Divulgação / Instituto Descarte Correto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *