Trânsito de Belterra, no Pará, será municipalizado

Belterra, no oeste do Pará, se tornou o 65º município paraense a ter o trânsito municipalizado. A confirmação veio com a publicação da portaria nº 3 de 03 de janeiro de 2023, na edição desta quarta-feira (4), do Diário Oficial da União (DOU). Com a autorização do Ministério dos Transportes, a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutran), terá autonomia para gerir o trânsito do município.

Em maio do ano passado, o então coordenador do Demutran, Anderson Augusto, reuniu com coronel Miranda, membro do Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Cetran), o prefeito Jociclélio Macedo, para tratar da municipalidade do trânsito da cidade.

O município de Belterra foi inserido no Sistema Nacional de Trânsito (STN), permitindo assim, que a gestão municipal passe a ter gerência nas ações de trânsito, além de poder promover blitz educativas, promover o ordenamento e fiscalizar o trânsito dentro da área de abrangência do município.

A municipalização do trânsito só foi possível graças à união de esforços e muito empenho de secretários, vereadores e do prefeito de Belterra, Jociclélio Macedo. O vereador Anderson Augusto comemorou a conquista. Quando esteve à frente da coordenação do Demutran, o parlamentar dialogou com vários entes e representantes de autarquias de trânsito para concretizar a municipalização do trânsito do município.

Segundo ele, o ex-secretário de Trânsito e atual vereador, Antônio Aguiar, de Mojuí dos Campos, o secretário de Mobilidade e Trânsito de Santarém, Paulo Jesus, Wilmar Freire, da Ciretran de Santarém, além do secretário Relison Silva, o ex prefeito Jociclélio Macedo, e o atual prefeito Ulisses Medeiros tiveram papel fundamental na construção e conclusão desse processo.

“Sem a participação e envolvimento dessas pessoas, não teríamos conseguido a autorização para a municipalização do nosso trânsito. Agora, vamos ter autonomia para realizar a ordenação, fiscalizar, contratar novos agentes e promover ações educativas em prol de um trânsito mais humano e seguro para a nossa população”, comemorou Anderson Augusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *