Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para a região da Calha Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (19) um alerta amarelo para chuva intensa em toda a região da Calha Norte paraense. O alerta foi às 10h25 e deve prevalecer para as primeiras horas desta segunda-feira (20). O Inmet registrou chuva entre 20 e 30 milímetros por horas ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos (40 a 60 KM por hora).

O alerta amarelo de chuvas é para os municípios de Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa, todos da Calha Norte.

Em Óbidos, mesmo com o tempo fechado, os foliões continuam nas ruas acompanhando os blocos

Segundo a Defesa Civil do Estado, a forte chuva que se formou durante todo este domingo causou inúmeros transtornos, principalmente em Oriximiná. Por lá, houve relatos de alagamentos e prejuízos provocados pelas fortes chuvas.

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sobrevoaram a área para levantamento preliminar dos impactos causados pelas chuvas. Uma equipe da Defesa Civil Estadual viaja para a região oeste na manhã desta segunda-feira (20), para acompanhar os trabalhos e determinar as ações de socorro e atendimento à população.

O tempo fechado e chuvoso permaneceu no decorrer deste domingo de carnaval em Santarém, e em várias outras cidades do oeste do Pará. Os municípios da Calha Norte foi área do estado onde a chuva causou muitos transtornos e estragos.

Em Santarém, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlisson Maia, não houve registro de alagamentos ou outro incidente relacionado à chuva. No entanto, o órgão mantém uma equipe de alerta.

Em Óbidos, a chuva e o tempo fechado não desanimaram os foliões, que seguem nas ruas da cidade, acompanhando o carnaval. Já no município de Alenquer, a Prefeitura divulga alerta de fortes chuvas em suas redes sociais e coloca o número (93) 99210-7898 para qualquer ocorrência.

Segundo o Inmet, para a região, ainda há forte incidência de alagamentos, inundações, queda de galhos e/ou árvores, além de descargas elétricas.

O órgão orienta que em caso de rajada de ventos (não se abrigue em baixo de árvore, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Também evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*Colaborou Wellington Siva, de Óbidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *