Começa hoje em Belém o Fórum Interamericano que reúne o Terceiro Setor

Por: Iolanda Lopes

Começa nesta terça-feira (25), o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, FIFE 2023, às 18h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento tem início com o palestrante master, Alfredo Rocha, intitulada “Atitudes para um novo tempo”. Esta é a primeira vez que Fórum acontece na Amazônia. O presidente da Rede Filantropia Márcio Zeppelini e a diretora executiva Thais Iannareli, estão na capital paraense, são eles que dão as boas- vindas aos mais de 700 participantes e quase 100 palestrantes especialistas do terceiro Setor . A ideia é promover o fortalecimento do segmento no Brasil.

Esta é a primeira vez que Fórum acontece na Amazônia. Em 2022, o evento foi realizado em Sorocaba-SP. Foto: arquivo Rede Filantropia

Serão quatro dias de evento e uma vasta programação que conta com mais de 90 palestrantes e cerca de 100 atividades disponibilizadas aos participantes, incluindo ainda rodas de conversa e sessões de tira-dúvidas sobre os principais temas que norteiam a gestão das OSCs.

O FIFE pretende reunir pessoas e organizações em torno de boas práticas de gestão, bons exemplos, movimentos solidários e oportunidades que geram impacto social.

Thais Iannareli, diretora executiva do FIFE, ressaltou a importância do fortalecimento, a gestão das organizações do Terceiro Setor. Para ela, as expectativas são positivas e com significativa participação do público da região Norte. Thais destacou a esperança em agregar valor às ONG’s. “Espero que sejam informações que possam vir a aumentar o impacto que geram na rotina de trabalho que elas possuem com os respectivos públicos”, disse a diretora da Rede Filantropia.

Este ano, a Rede Filantropia se volta para a região Norte em um momento pós pandêmico e após 20 anos de existência, resistência e muito trabalho. Nesse cenário, além da expectativa de maior dinâmica para a retomada do terceiro setor em 2023, ao trazer a 10ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica para a Amazônia pela primeira vez, espera-se estimular as entidades organizadas a buscar qualidade e resultados em toda a cadeia de gestão e ampliar a força e atuação do terceiro setor na Amazônia.

Para Marcio Zeppelini, presidente da Rede de Filantropia, tão importante quanto aumentar a dinâmica no âmbito regional, nacional e internacional é promover a oportunidade de levar um evento dessa magnitude para as entidades organizadas da região Norte e promover o acesso a todo conhecimento que o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica disponibiliza e movimenta.

O presidente da Rede Filantropia Márcio Zeppelini é um dos participantes do evento. Foto: arquivo Rede Filantropia

O FIFE divide experiências, promove encontros e amplia conhecimentos. Sem dúvida é um evento que reúne causas que promovem impacto social. O FIFE visa qualificar e fortalecer a atuação social das instituições e as pessoas que assumem o trabalho em prol da transformação da vida de outras pessoas, muitas delas em condições de vulnerabilidade.

O Evento que reúne anualmente organizações de todo país e a cada ano acontece em uma cidade do Brasil, esse ano está em Belém. Há dez anos, a cidade de Natal (RN) sediou o primeiro FIFE. Desde lá, várias cidades brasileiras receberam o evento, entretanto, esta décima edição é a primeira 100% presencial em situação pós pandemia. O fato gera um simbolismo significativo, disse Thais Iannareli.

“Poder estar juntos, reunir pessoas de várias partes do Brasil, especialmente aqui da região Norte, que possui um trabalho forte no Terceiro Setor é gratificante e estimula a realização”, declarou. A diretora executiva do FIFE ressaltou ainda a importância dos parceiros locais que foram fundamentais para realização de um evento desse porte. “É grande a expectativa do que está por vir nos próximos quatro dias”, finalizou.

A programação completa do FIFE está disponível no link www.filantropia.ong/fife/programacao – dividida por dias e horários.
Alguns temas em destaque:

● Seja a mudança que você quer ver no mundo – Caçadores de Bons Exemplos

● Vai dar match? Como um avaliador vai interpretar o seu projeto?

● A Construção de negócios sustentáveis para a Amazônia

● ESG e a parceria com o Terceiro Setor

● Ferramentas em Advocacy para uma Participação Política Efetiva

● Roteiros engajadores para mobilizar recursos em seu projeto social

● Como promover um matchmaking perfeito entre as empresas e as causas sociais

● A importância do posicionamento de marca e seus desafios dentro das organizações filantrópicas

● Visões sobre o CEBAS e seu papel na transparência das organizações do Terceiro Setor

Mais informações podem ser obtidas em:
www.fife.org.br.

Fonte: Rede Filantropia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *