Mais de 450 jovens concluem etapa de ideias de negócios em programa de incentivo e fomento ao empreendedorismo sustentável

O Projeto Juruti-Up, programa de incentivo e fomento ao empreendedorismo sustentável na Amazônia, concluiu no dia 17 sua primeira etapa com a realização de cinco oficinas “Despertar”, envolvendo jovens jurutienses residentes na sede do município e nas comunidades polos na região do Curumucuri, Juruti Velho, Prudente e Monte Sinai. A iniciativa superou a meta inicial de beneficiar 450 jovens ao oferecer um programa educacional abrangente sobre empreendedorismo sustentável com foco na conservação das florestas e no uso responsável de seus recursos. O programa buscou promover a oportunidade de acesso a conhecimentos, visando benefícios nos âmbitos social, ambiental e econômico, com o objetivo de preservar e conservar a biodiversidade presente na região.

O Juruti-Up é desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA). Esta iniciativa é integrada ao Projeto Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia (Ingá) e implementada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), em parceria estratégica entre Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Alcoa Foundation, Citi Foundation, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com parceria institucional da Aliança Bioversity & CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical) e do CEA.

As atividades foram realizadas aos finais de semana, somando mais de 40h de atividades formativas durante a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de junho, com o propósito de balizar os conhecimentos dos participantes, apresentar ferramentas e oportunidades de negócios que a região oferece de maneira sustentável e instigar o potencial empreendedor de cada um.

Uma das ferramentas utilizadas por eles foi o “Canvas”, uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos e infográficos, apresentações e outros conteúdos visuais. Assim, os participantes conseguiram ter uma visão concreta de um plano de negócio com olhar nas oportunidades que a região oferece. Ao final, eles fizeram a consolidação e apresentação dos negócios.

A participante Edicleia Batista concluiu essa etapa. “Para mim, é uma alegria muito grande participar da segunda edição do Juruti-Up. Nós ficamos muito agradecidos, como jovens aqui da cidade, por participar dessa oficina que nos agregou, nos possibilitou a abrir nossa visão sobre empreendedorismo aqui em Juruti”, avalia.

Para Lucas Walfredo, outro participante, estar nas oficinas foi uma experiência enriquecedora. “Poder pegar ideias e verificar se elas são viáveis; colocar tudo no papel e planejar faz com que o processo se torne mais dinâmico, e a gente acaba confiando mais que aquilo pode dar certo. Juntos, podemos dar mais forma para aquele projeto, podemos saber que é possível e ainda receber o incentivo dos monitores deixa a gente bem mais entusiasmados”, destaca.

Segundo Luiz Fadel, coordenador do Juruti-Up pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA), as oficinas foram bastante proveitosas. “Reunimos mais de 400 participantes e conseguimos criar ideias de negócios sustentáveis, que com certeza se tornarão empresas de sucesso e darão retorno imensurável para Juruti e região. O sentimento que fica é de gratidão pela receptividade do município. É a segunda vez que trazemos o projeto para Juruti, mas na primeira fomos impactados pela pandemia. Então, estava muito incerta como seria a recepção agora, mas graças a Deus correu tudo bem”, comenta.

Após esta etapa, o Juruti-Up iniciará em breve um novo ciclo com a abertura das inscrições para o programa de pré-aceleração. Nessa etapa, os participantes, selecionados do despertar, serão capacitados no desenvolvimento de modelos de negócios, focando na construção de parcerias estratégicas e protótipos de serviços e produtos. “Estamos animados com a próxima etapa. Com a construção de modelos de negócios, estaremos incentivando-os (alunos) a irem até clientes, parceiros e fornecedores para validarem as suas hipóteses de negócios e construírem seus protótipos de produtos e serviços”, antecipa Fadel.

Com o sucesso alcançado até agora e o entusiasmo dos participantes, o Juruti-Up está desempenhando um papel fundamental no estímulo ao empreendedorismo sustentável em Juruti. O projeto oportuniza e demonstra o potencial dos jovens empreendedores locais e contribui para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *