Márcio do Povo lidera com folga nova pesquisa para a prefeitura de Vitória do Xingu

A mais nova pesquisa da Destak apresenta os números da corrida eleitoral para Prefeitura de Vitória do Xingu (PA) nas eleições 2024. O atual prefeito Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo (PSB), lidera com folga em todos os cenários em que seu nome é incluído.

Na pesquisa espontânea, o mandatário aparece com 74% das intenções de votos, enquanto o ex-prefeito Vando Amaral, o segundo colocado, tem 5%. Na terceira posição aparece Josy Amaral, esposa de Vando, com 2%. Não sabem ou não responderam somaram 19%.

Na estimulada (aquela em que uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados) Márcio do Povo aparece com 78%; Vando Amaral tem 12%; Murilo Sousa 1%, e Pretinho não pontuou. Outras opções somaram 3%, enquanto que não sabem ou não responderam somaram 6%.

Quando a Destak coloca o nome da ex-primeira dama de Vitória do Xingu, o resultado mostrou novamente Márcio do Povo liderando com 77%, Josy Amaral com 14%, Pretinho e Murilo Sousa, ambos com 0%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam 6%.

Preparado

Márcio do Povo também é apontado por 77% dos eleitores como o candidato mais preparado para administrar Vitória do Xingu. Vando Amaral com 13% vem a seguir. Depois aparece Murilo Sousa com 1% e Pretinho com 0%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam 6%.

Quando o assunto é o menos preparado, o nome de Pretinho aparece na frente com 36%. Vando Amaral tem 23%, Murilo Sousa tem 11% e Márcio do Povo apenas 6%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam somaram 21%.

Rejeição

Vando Amaral é o candidato, ainda de acordo com a nova sondagem, com o maior percentual de rejeição. 38,7% disseram que jamais votariam nele para prefeito. Pretinho vem a seguir com 16,9%, Murilo Sousa tem 15,8% e Márcio do Povo 7,5. Nenhum 1,1%, todos 0,4% e não sabem ou não responderam somaram 19,6%.

O governador Helder Barbalho é apontado por 56% dos entrevistados como o principal cabo eleitoral das eleições municipais de 2024. Lula aparece em segundo com 18% enquanto Bolsonaro tem 13%. Nenhum deles 2% e não sabem ou não responderam 11%.

Avaliação do governo

O levantamento da Destak também mostra que a gestão do prefeito de Vitória do Xingu, é aprovada por 92% dos eleitores.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de julho e ouviu 512 eleitores. É o terceiro levantamento feito pelo instituto. Foram ouvidos eleitores entre 16 e 60 anos. A maioria católica, sendo 63% desse público, e 36% de evangélicos.

A elevada aprovação do prefeito Márcio do Povo se dá pela boa gestão de sua administração. Tanto é que a maioria dos entrevistados afirmam estar satisfeitos com a cidade.

Para 49% dos moradores, Vitória do Xingu é uma cidade boa de se morar. Outros 41% acham o lugar ótimo, enquanto 8% diz que é regular. Apenas 1% considera ruim ou péssima.

Fonte: Jeso Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *