Infovia 01 irá beneficiar 3 milhões de brasileiros na Região Norte com internet de altíssima velocidade

O Governo Federal está promovendo a inclusão digital, com internet de qualidade, a 10 milhões de brasileiros que vivem na Região Amazônica. Nesta segunda-feira (7), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram a Infovia 01, em Santarém (PA). O trecho vai beneficiar 3 milhões de pessoas com internet banda larga, em 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM).

Programa Norte Conectado prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos. Investimento em todo o projeto é de R$ 1,3 bilhão.

“Estamos investindo em conectividade para que todos os brasileiros e brasileiras possam ter internet de qualidade no seu celular e na sua casa. Esse investimento reflete também na assistência social e na saúde, porque levaremos internet de alta velocidade para equipamentos públicos, a exemplo de postos de saúde, melhorando o acesso dos profissionais e dos usuários a prontuários e exames. O Brasil voltou a ter futuro! E isso é apenas o começo!”, destaca o presidente Lula.

Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos que possui 1,1 quilômetro de extensão, a Infovia 01 leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Cada uma delas terá uma rede metropolitana própria, que vai levar internet às escolas públicas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos.

“Temos o compromisso de prover conectividade universal para todos dentro dos próximos anos e estamos fazendo investimentos expressivos com enorme progresso em relação a essa meta. Os recursos disponibilizados para o Norte Conectado giram em torno de R$ 1,3 bilhão. Já entregamos duas Infovias e outras seis estão em andamento. Toda essa estrutura irá mudar a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país”, explica Juscelino Filho.

NORTE CONECTADO – Após um intenso estudo de impacto ambiental, foi constatado que os cabos de fibra óptica deveriam ser submersos, implementados nos leitos dos rios da Região Amazônica. Dessa forma, 68 milhões de árvores da Região estão sendo preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações, enterrada ou posteada.

No total, o Programa Norte Conectado irá disponibilizar oito Infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Além disso, os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios.

Toda essa estrutura irá beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros em 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Cada um dos municípios terá um Data Center Modular onde os pares de fibra estarão disponíveis para o uso.

ESTRUTURA – A Infovia 00 foi a primeira a ser entregue e já está em operação. Ela liga Macapá (AP) a Alenquer (PA) por meio de 800 quilômetros de extensão, beneficiando também os municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém. A conexão banda larga já chegou a 50 escolas públicas, sendo 10 escolas em cada uma das cidades conectadas pela Infovia.

As próximas Infovias a serem entregues são a 02, 03 e 04. O trecho da Infovia 02 possui 1.206 km de extensão interligando as cidades amazonenses de Tefé e Atalaia do Norte. Pelo caminho, os municípios de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant, todos localizados no Estado do Amazonas, também serão beneficiados.

A Infovia 03, com 624 quilômetros de extensão, interligará Macapá (AP) a Belém (PA), passando pelo municípios de Ponta de Pedra, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, e Afuá, todos no estado do Pará. Já a Infovia 04 irá beneficiar a população que vive entre as cidades de Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR). Serão 515 quilômetros de cabo conectando os municípios de Santa Maria do Boiaçu, Caracaraí, Iracema e Mucajaí, localizados no estado de Roraima.

CAPACITAÇÃO – A agenda de inauguração da Infovia 01 conta ainda com uma visita ao Navio Hospital Escola Abaré, atracado no campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A embarcação possui estrutura para atendimento clínico e odontológico de comunidades ribeirinhas do rio Tapajós. Para promover a capacitação digital dos moradores dessas comunidades, o Ministério das Comunicações (MCom) montou um Ponto de Inclusão Digital (PID) com 5 computadores recondicionados pelos CRCs de Belém e Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *