Encontro em Alter do Chão, no Pará, discutirá iniciativas de Manejo Integrado do Fogo no Brasil

O projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo (MIF), do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, realiza nos dias 11 e 12 de agosto em Alter do Chão, no Pará, a 2ª edição do Encontro de Boas Práticas Voluntariado para Conservação e Ação Climática – Manejo Integrado do Fogo. O evento reunirá representantes de organizações da sociedade civil, do governo federal, parceiros e voluntários de várias partes do Brasil que atuam com o Manejo Integrado do Fogo e diversas práticas de conservação ambiental no país.

Segundo Angela Pellin, coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, a iniciativa é uma oportunidade de compartilhar boas práticas, debater e trocar aprendizados com outros profissionais sobre os desafios do voluntariado no Manejo Integrado do Fogo nos mais diversos biomas do Brasil.

“O encontro tem como objetivo compartilhar experiências e boas práticas de Voluntariado no MIF em áreas protegidas e outras áreas que contribuem com a conservação ambiental. A partir desse compartilhamento de aprendizados, os participantes ajudarão a fortalecer as discussões e iniciativas que influenciam positivamente na qualificação dos programas existentes, no surgimento de novas iniciativas e no incentivo a parcerias voltadas para o tema”, destaca a coordenadora.

Encontros de Boas Práticas

Em 2023 será a primeira vez que o Encontro de Boas Práticas em Voluntariado para Conservação e Ação Climática ocorrerá de forma presencial. A primeira edição, realizada em outubro de 2021, foi feita de forma online, devido às restrições da pandemia. Neste ano o evento terá uma edição temática voltada para o Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. De acordo com os organizadores, são aguardados cerca de 50 participantes de todas as regiões do Brasil.

Voluntariado no MIF

O evento conta com o apoio do Projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, realizado em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Além disso, é apoiado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), por meio do Programa Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O 2º Encontro de Boas Práticas contribuirá para a construção de uma estratégia federal de voluntariado no manejo integrado do fogo no país. A estratégia tem o objetivo de incentivar e orientar a participação da sociedade no voluntariado no manejo integrado do fogo, ampliando a integração dos diferentes setores, reconhecendo e valorizando o seu impacto para a conservação da biodiversidade, para a proteção dos territórios e modos de vida das populações locais e para o equilíbrio climático.

“O Encontro de Boas Práticas será mais uma oportunidade de dialogar sobre esse tema e avançar na construção de uma política pública de forma participativa com a sociedade”, afirma Angela.

Ascom/IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *