Ideflor-Bio discute com extrativistas desenvolvimento sustentável na Floresta Estadual do Paru

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) promoveu, nesta quarta-feira (10), reunião para discutir cadeia, produção e mercado da castanha-do-pará na Floresta Estadual (Flota) Paru, em Monte Alegre, município do oeste paraense. O encontro, realizado no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Serra Azul, contou com a presença de aproximadamente 40 extrativistas.

A equipe técnica da Diretoria de Gestão das Florestas Públicas de Produção (DGFLOP) abordou com detalhes as condutas adequadas durante a coleta dos ouriços, levando em consideração a importância da área.

De acordo com a gerente de Gestão de Contratos do Ideflor-Bio, Cíntia Soares, a presença do Estado nas Unidades de Conservação (UCs) é fundamental, principalmente naquelas onde há extrativismo. “Temos o desafio de mostrar para a sociedade que é possível conciliar o manejo florestal da madeira, que já é feito por nossos concessionários, e o manejo de produtos não madeireiros, como a coleta de sementes e frutos, através das comunidades tradicionais”, informou.

Diálogo – Além das orientações práticas, os participantes participaram de uma palestra abrangente sobre a cadeia de produção da castanha-do-pará. Os coletores compartilharam experiências com a equipe da Diretoria de Gestão das Florestas Públicas de Produção e tiveram acesso a conhecimentos essenciais para valorizar ainda mais o produto.

Ester Martins, que há três anos atua na coleta de castanha-do-pará na Flota Paru, disse que “palestras como essa nos ajudam a ver o potencial em valores reais desse recurso que está aí, de graça, à nossa disposição, mas que às vezes passa despercebido. Por isso, agradeço muito ao Ideflor-Bio por nos permitir acompanhar uma programação desse nível”.

A titular da DGFLOP, Ana Claudia Simoneti, disse que a iniciativa do Ideflor-Bio demonstra o compromisso contínuo do Governo do Pará com a preservação ambiental e o apoio ativo aos extrativistas locais, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável da região da Flota do Paru e promover práticas de manejo responsável e valorização dos recursos naturais.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *