Maria do Carmo destaca reajuste do Vale Alimentação para servidores do Estado

A vice-líder do governo, a deputada Maria do Carmo (PT), e o deputado Fábio Freitas (REP) subiram à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará nesta terça-feira (9), para ressaltar duas ações recentes do governador Helder Barbalho.

O primeiro, o anúncio em vídeo feito e publicado nas redes sociais sobre o aumento de R$ 500 no valor do vale alimentação de todos os servidores públicos estaduais. Os parlamentares informaram que o benefício alcançará 109 mil servidores, um investimento de 430 milhões de reais.

Em segundo, destacaram, desde a semana passada, o programa “Capacita COP-30”, que irá oferecer 12 mil vagas para cursos profissionalizantes no Pará. O programa foi lançado terça-feira passada, dia 2 de abril, e vai oferecer 67 cursos de qualificação profissional. Um requerimento de autoria do deputado Lu Ogawa (PP) foi aprovado na sessão, parabenizando o executivo pelo lançamento do Programa.

“Isto foi um compromisso que ele estabeleceu, de valorização do servidor e do serviço público que o governo do Estado, a partir deste mês de abril, vai honrar com os servidores públicos estaduais”, falou a deputada do Carmo. Para ela, o reajuste vai dar mais qualidade de vida e impactar diretamente no serviço prestado, “porque quem ganha salários mais dignos, trabalha melhor e entrega melhores resultados”.

Por outro lado, a vice líder destacou ainda a importância da criação de 12 mil vagas de cursos para a COP-30. “O programa tem por objetivo qualificar e capacitar os nossos jovens e nossos adultos que vão prestar serviços e trabalhar na COP. O programa é uma política social de grande relevância, porque estará preparando esse público para empregos mais qualificados para depois do evento”, concluiu.

Já o deputado Fábio Freitas destacou o significado do programa de qualificação de mão de obra para a COP-30. Ele destacou que o programa teve por origem um projeto de lei de sua autoria. “A ideia do projeto se fundamenta em trabalhar a inclusão social e a geração de empregos, principalmente para os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade e de desigualdade social”.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), ofertando 12 mil vagas de maneira presencial e on-line, e vai alcançar diversas áreas de atuação, tendo os seguintes eixos temáticos de capacitação: Turismo, Produção Alimentícia, Infraestrutura e Segurança. Os cursos serão desenvolvidos em quatro polos de atuação: Região Metropolitana de Belém, Santarém, arquipélago do Marajó, e Salinópolis.

A iniciativa do governo conta com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *