Equipe do Ibama é atacada a tiros em ação de combate ao garimpo ilegal na bacia do Tapajós; um garimpeiro morreu no confronto

Uma equipe do Ibama foi atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no Pará, nesta sexta-feira (25/8). Houve confronto e um criminoso foi baleado. Ele estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que reagiram. Foi socorrido e levado de helicóptero para Itaituba (PA), mas não resistiu.

A região do Tapajós, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, concentra a maior quantidade de alertas de garimpo no país, principalmente em Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

A operação foi iniciada em 10 de agosto. Desde então, houve queda de cerca de 90% dos alertas de garimpo na região.

Até o momento, foram destruídas 62 escavadeiras hidráulicas, 66 dragas, 89 motores, cinco motos, quatro caminhonetes, duas carretas-tanque, um tanque-aéreo, um barco-tanque, um caminhão e 61 mil litros de diesel.

Os agentes desmobilizaram 29 acampamentos de apoio ao garimpo ilegal.

A ação é realizada em conjunto com o ICMBio e tem apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

A queda dos alertas na região demonstra a efetividade das ações em curso.

O objetivo é acabar com o garimpo ilegal, uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *