Adepará abre inscrições para curso de Certificação Fitossanitária em Santarém

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara), por meio da Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO), promove, de 18 a 22 de setembro, em Santarém, no oeste estadual, o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) para Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFOC) para as Pragas Quarentenárias, como cancro cítrico, greening (doença causada pela bactéria Candidatus liberibacter asiaticus), mosca-da-carambola e pinta preta dos citros.

As certificações são documentos emitidos nas propriedades ou nas unidades de beneficiamento para atestar a condição fitossanitária de plantas ou de produtos vegetais, seguindo normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os documentos são fundamentais para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

De acordo com Gleicilene Brasil, fiscal agropecuária que coordena a Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO), o curso está previsto nas normativas do Ministério e tem como público alvo os engenheiros agrônomos que atuam em instituições públicas, particulares e também os profissionais autônomos. O objetivo é capacitar esses profissionais.

“A realização do curso visa habilitar os agrônomos para realizar a Certificação Fitossanitária de Origem e ainda acompanhar, levantar e controlar problemas de ordem fitossanitária em propriedades rurais que cultivam espécies hospedeiras dessas pragas, que provocam impacto econômico e social na agricultura”, explicou.

Serão ofertadas 30 vagas. As inscrições já começaram e devem ser feitas até o dia 15 de setembro. Os interessados devem ter registro no CREA e encaminhar a cópia da carteira do Conselho e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição pelo email certificacaoadepara@gmail.com

O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e para a emissão do certificado o participante precisa ter 100% de frequência e aproveitamento mínimo de 75% na avaliação para ser aprovado.

Certificação Fitossanitária – A Unidade de Certificação Fitossanitária de Origem (UCFO) da ADEPARA tem por objetivo garantir a sanidade e o livre trânsito de produtos de origem vegetal. A UCFO faz o cadastro das Unidades Produtivas das propriedades e realiza cursos de habilitação na emissão de CFO e CFOC.

Os produtores rurais devem cadastrar as propriedades na Adepara de seu município, para comercializar seus produtos no território nacional e também para outros países. Para emitir os documentos de trânsito, o produtor deve ter cadastro no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3).

Os responsáveis técnicos habilitados por meio do curso de CFO enviam mensalmente os relatórios de Levantamento de Detecção da mosca da carambola à UCFO.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *