Instituto Juruti Sustentável participou da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias em Belém

Belém foi palco do diálogo global sobre o futuro da Amazônia durante a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada de 30 de agosto a 1 de setembro, em Belém. No evento, autoridades mundiais, líderes políticos, povos tradicionais e organizações se reuniram para discutir soluções que promovam o desenvolvimento econômico, reduzam as desigualdades e assegurem a preservação da biodiversidade na região. O Instituto Juruti Sustentável (IJUS) foi convidado e reforçou seu papel local como agente que busca provocar a mudança e está comprometido com o futuro da Amazônia.

Gustavo Hamoy, diretor do IJUS, ressaltou a importância da participação da organização no evento, que permitiu reflexões sobre mudanças climáticas, sustentabilidade econômica e ambiental. “Temos a impressão de que estamos no caminho certo, é um despertar para uma nova maneira de as empresas atuarem para contribuir com a Amazônia”. Ele ainda acrescentou: “O IJUS está aqui, e tivemos a oportunidade de ter contato com casos de sucesso no Brasil e ouvir referências mundiais”.

Líderes globais, como Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da ONU (Organização da Nações Unidas), convocaram ação imediata para reduzir as emissões de carbono e proteger a sobrevivência da humanidade. Ki-moon enfatizou que não existe um “plano B” para o nosso planeta, destacando a necessidade de soluções colaborativas. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, discutiu a importância do investimento em tecnologias para enfrentar a crise climática e a capacitação de líderes políticos. Blair sublinhou a necessidade de equilibrar sustentabilidade e desenvolvimento para alcançar a justiça social.

O governador do estado do Pará, Helder Barbalho, encerrou a conferência enfatizando a importância de conciliar as riquezas naturais e econômicas da região para promover a riqueza social, abordando os desafios sociais que o estado enfrenta. Em suas palavras, “não podemos continuar a festejar o Pará sendo um dos mais importantes PIBs do Brasil e ter um dos maiores desafios sociais de nosso país”.

Maria R. Melo, presidente do IJUS, destacou a mudança de paradigma no setor empresarial em direção à bioeconomia e enfatizou a relevância da conferência para melhorar a vida daqueles que habitam a Amazônia. “Foi uma conferência muito importante para o mundo, principalmente para nós do Pará, que estamos aqui como movimento social, representando o IJUS. Discutidos inúmeros painéis, desde a valorização social das pessoas que moram na Amazônia até a bioeconomia e energia renováveis. As mineradoras reforçaram seu papel em minerar com mais responsabilidade e transparência. Representantes mundiais estiveram presentes, todos demonstrando como melhorar a vida de quem está na Amazônia”, refletiu.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *