Na ONU, governador do Pará defende união de esforços para um legado de consciência ambiental da COP 30

O governador do Pará, Helder Barbalho, defendeu nesta quinta-feira (14), durante o evento “SDGs (Sustainable Development Goals) in Brazil” – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil -, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, a união de esforços para que a Conferência das Partes (COP 30), que será realizada em 2025, em Belém, deixe, além do legado de infraestrutura, uma herança de consciência ambiental e sustentabilidade para as próximas gerações.

Helder Barbalho destacou o momento oportuno para que o Brasil lidere a agenda ambiental com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

“Quero convocá-los a colaborar com o Estado do Pará, a colaborar com Belém nesta construção extraordinária, de uma oportunidade de sediar o maior evento de mudanças climáticas do planeta, que é a COP 30, em 2025. Nós precisaremos muito da sociedade brasileira, de cada movimento que possa se irmanar a nós na construção de um legado pra Belém, para a Amazônia, e de consciência ambiental e sustentabilidade plena, para que possamos introduzir um novo tempo”, destacou o governador.

Helder Barbalho ressaltou que, nos últimos anos, a agenda de sustentabilidade esteve à margem do ponto central do governo brasileiro, e que o evento está em consonância com uma mudança de posicionamento do Brasil. “Neste momento se vira a página, se constrói um momento extremamente oportuno para que o Brasil se posicione e lidere, a partir da agenda ambiental e da sustentabilidade, aquilo que os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propõem”, destacou o governador do Pará.

Pacto Global – O evento SDGs in Brazil é o maior encontro de sustentabilidade corporativa da rede brasileira do Pacto Global da ONU, reunindo 500 lideranças para interações por meio de painéis, mesas-redondas, entrevistas e diálogo.

O evento reúne representantes do governo, formadores de opinião, especialistas, lideranças do setor empresarial, representantes da sociedade civil e da imprensa para um pacto de ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Transversalidade – Helder Barbalho frisou que a agenda de sustentabilidade é transversal, porque perpassa por várias áreas, envolvendo pessoas com objetivos comuns. “A sustentabilidade é transversal porque fala de meio ambiente, mas também fala de floresta, de cidade, de cultura e, sobretudo, de gente. Certamente, todos nós estamos mobilizados por isso, e o que mais me entusiasma de estar aqui é compreender que vocês não estão esperando pelo governo ou pelos governantes. Vocês já fazem isso no dia a dia. Fazem como cidadãos e cidadãs, como líderes, a partir das empresas, organismos e instituições dos quais participam, e acabam por criar uma rede mobilizadora de iniciativas que transformem a realidade local”, reiterou o governador.

“Quero festejar essa iniciativa porque é muito relevante, porque mobiliza a sociedade. Certamente, a maior parte dos que estão aqui trazem a capacidade de influenciar a vida de muita gente, pois sabemos que é possível conciliar economia com floresta, com quem produz respeitando os indígenas, respeitando as comunidades tradicionais, trazendo ancestralidade para conciliar com tecnologia, com pesquisa para garantir o futuro das próximas gerações”, enfcatizou.

Helder Barbalho destacou ainda que a COP 30, em Belém, marcará a revisão dos objetivos estabelecidos no acordo de Paris, após 10 anos. “Esta é uma oportunidade única para o Brasil introduzir a agenda do ativo florestal da biodiversidade, dos povos e culturas, para que a partir disso, as metas estabelecidas pelos países sejam revisitadas 10 anos após o Acordo de Paris, exatamente na COP 30, em Belém, e nós possamos compreender que o financiamento climático é decisivo para as urgências climáticas”, concluiu Helder Barbalho.

Ag. Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *