Pará entra na lista dos 10 estados com ‘menor gasto com Pessoal’

O estado do Pará alcançou um ótimo avanço no ranking de competitividade estadual no quesito “Menor Gasto com Pessoal”, comparado ao ano de 2022. De acordo com dados divulgados pela Organização Não Governamental Centro de Liderança Pública (CLP), o Pará saltou da 14ª posição no ano anterior para a 9ª posição em 2023.

“Isto reflete os esforços significativos do governo do Pará em aprimorar sua gestão, equilíbrio fiscal e a utilização dos recursos públicos. Os resultados apontam para um Estado que está tomando medidas concretas para garantir a eficiência na administração dos gastos com pessoal. O governo do Estado está determinado a continuar implementando políticas eficazes para garantir que o Pará continue avançando no sentido de uma gestão pública cada vez mais responsável e eficiente”, pontuou Elieth Braga, secretária de Estado de Planejamento e Administração.

O ranking de competitividade estadual é uma avaliação abrangente que leva em consideração vários indicadores, incluindo a responsabilidade fiscal, a transparência na gestão pública e a eficiência na destinação dos recursos. A melhoria do Pará nesse ranking é um indicativo positivo das ações implementadas pelo governo estadual.

No segundo quadrimestre de 2023, o comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com a despesa de pessoal no estado do Pará foi de 40,92%, de acordo com os dados do Relatório de Gestão Fiscal, produzido pelo Tesouro, da Secretaria de Estadual da Fazenda (Sefa). No mesmo período de 2022, o comprometimento da RCL com as despesas com pessoal foi de 39,67%, mostrando um crescimento controlado. De acordo com a informação da publicação “RGF em foco” do primeiro quadrimestre 2023, que aborda as informações dos relatórios das gestões estaduais, o Pará foi o décimo estado na relação entre despesa total com pessoal e Receita Corrente Líquida Ajustada. Os dados mostram que o Pará vem mantendo as despesas com pessoal fora do limite de alerta previsto na LRF. Um dos motivos é a manutenção do patamar da receita.

É importante ressaltar que essa conquista coloca o Pará em uma posição mais competitiva no cenário nacional, atraindo investimentos e fomentando o crescimento econômico. Além disso, reforça o compromisso do Estado em manter sua solidez e responsabilidade fiscal, mantendo a gestão financeira equilibrada.

Solidez fiscal

Ainda sobre os bons resultados que o Pará apresenta, vale destacar que, no lançamento do Ranking de Competitividade da CPL, realizado em agosto de 2023, no Congresso Consad de Gestão Pública foi divulgado que o Pará chegou ao o 3° lugar em solidez fiscal entre os estados da federação, o que significa que o Estado possui excelente “saúde fiscal” devido ao equilíbrio financeiro e o controle das contas públicas.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *